Unidade Curricular:Código:
Portuguese for Foreigners III748PES3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoPortuguês para Estrangeiros6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo da UL ‘Português para Estrangeiros’ é ensinar português como língua estrangeira e desenvolver várias competências simultaneamente: a competência linguística, a social, a intercultural e a reflexiva no país de acolhimento.
Conteúdos Programáticos:
1. A língua portuguesa no mundo
2. Meio ambiente
2.1. Pegada ecológica
2.2. Preservação ambiental
3. Sociedade da informação
3.1 Literacia mediática
3.2. Inclusão vs exclusão
4. Economia digital
4.1. Internet
4.2. Redes Sociais
5. Trabalho Projeto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição de vocabulário e gramática na área do Português, permitindo, deste modo atingir os objetivos das unidades curriculares, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma comunicação eficaz e mais fluente em contextos académicos e profissionais multiculturais; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas recorrendo à língua Portuguesa como meio de comunicação; imersão na Universidade e no país de acolhimento.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia inclui exposição teórica, pesquisa, promoção das atividades de leitura, escrita e fala em Português, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação contínua nas sessões ‘Língua’ baseia-se na realização de duas provas escritas de avaliação, na apresentação e discussão oral de um trabalho projeto e na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nas sessões ‘Língua’, a exposição teórica de vocabulário em Português está relacionado com a vida privada e social, com a narração de ventos passados, a saúde e tempos livres; conversação em Português sobre as diferentes temáticas; aprendizagem e aplicação de estruturas gramaticais que surgem em textos escritos e orais relacionados com estas temáticas; atividades individuais e em grupo para promover a aquisição do vocabulário e da gramática lecionados; execução individual e em grupo de atividades que promovam a fluência oral e escrita; exposição teórica de vocabulário e recursos linguísticos para fazer uma apresentação em Português e para debater um assunto; discussão de casos em Português; elaboração de um trabalho de projeto sobre a experiência como estudante estrangeiro em Portugal.
Bibliografia:
SESSÕES LÍNGUA:
BBC, Talk Portuguese, http://www.bbc.co.uk/languages/portuguese/talk/ (online)
Centro Virtual Camões, http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues.html (online)
Ciberescola, http://www.ciberescola.com/ (online)
Linguasnet, http://www.linguasnet.com/lessons/home_pt.html (online)
Coimbra, O. M., Coimbra, I. (2000). Gramática Activa I. Lisboa, Lidel.
Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular North Westminster School of London. (2005). Português a Toda a Rapidez. Lisboa, Lidel.
Oliveira, C., Ballmann, M. J., Coelho, M., L. (2006). Aprender Português. Lisboa, Texto editores (livro e CD).