Unidade Curricular:Código:
Portuguese for Foreigners II748PES2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoPortuguês para Estrangeiros6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo da UC é ensinar português como língua estrangeira e desenvolver várias competências simultaneamente: a linguística, a social, e a intercultural no país de acolhimento. Os objetivos específicos são: desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais; ser uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica; promover a aprendizagem e investigação autónomas. Visa ainda a consolidação de estruturas gramaticais previamente adquiridas, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas neste idioma. As competências genéricas a desenvolver são: comunicar, compreender, e produzir textos orais e escritos em português, tanto em contextos sociais, como académicos e profissionais; usar o idioma em situações reais.
Conteúdos Programáticos:
1. Socializar
2. Atividades do quotidiano
3. Habitação, percursos e rotinas
4. Vida cultural e compras
5. Relatar acontecimentos no passado
6. Localização e direções
7. Viagens e tempos livres
8. Memórias do passado
9. Trabalho de projeto e Apresentação Oral
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição de vocabulário e gramática portuguesa, permitindo, deste modo atingir os objetivos da UC, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma comunicação eficaz e mais fluente em contextos académicos e profissionais multiculturais; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas recorrendo à língua Portuguesa como meio de comunicação; e a imersão na Universidade e no país de acolhimento.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Desenvolvem-se diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em português. A avaliação é contínua ou final. A avaliação contínua será o somatório de vários elementos: trabalhos de pesquisa, relatórios de leitura, participação oral, apresentação oral do trabalho de projeto e 2 testes escritos. A nota final será a ponderação das várias prestações escritas e orais, com a ponderação de 50% para a componente escrita e 50% para a componente oral.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas, inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua portuguesa, adequam-se ao objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais neste idioma. A exposição teórica de vocabulário em Português está relacionada com: a vida privada, social, e académica; a narração de estórias; o mundo do trabalho; a conversação em Português sobre as diferentes temáticas; a aprendizagem e aplicação de estruturas gramaticais que surgem em textos escritos e orais relacionados com estas temáticas; as atividades individuais e em grupo para promover a aquisição do vocabulário e da gramática lecionados; a execução individual e em grupo de atividades que promovam a fluência oral e escrita; a exposição teórica de vocabulário e recursos linguísticos para fazer uma apresentação em Português e para debater um assunto; a discussão de casos em Português; a elaboração de um trabalho de projeto sobre a experiência do aluno como estudante estrangeiro em Portugal.
Bibliografia:
Obrigatória:
-Ciber Cursos da Língua Portuguesa. .
-Coelho, L., Oliveira, C., Casteleiro, J.M. (2020) Português em Foco 1 (A1/A2). Lisboa, Lidel.
Secundária:
Coimbra, I., Coimbra, O.M. (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa, Lidel.
Oliveira, C., Coelho, L., Casteleiro, J. M. (dir. e coord.). (2011) Aprender Português 1. Lisboa, Texto Editora.
Tavares, A. (2018) Português XXI 1. Lisboa, Lidel.
Docente (* Responsável):
Isabel Patim (isabelp@ufp.edu.pt)