Unidade Curricular: | Código: | ||
Portuguese for Foreigners II | 748PES2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Português para Estrangeiros | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo da UC é ensinar português como língua estrangeira e desenvolver várias competências simultaneamente: a linguística, a social, e a intercultural no país de acolhimento. Os objetivos específicos são: desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais; ser uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica; promover a aprendizagem e investigação autónomas. Visa ainda a consolidação de estruturas gramaticais previamente adquiridas, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas neste idioma. As competências genéricas a desenvolver são: comunicar, compreender, e produzir textos orais e escritos em português, tanto em contextos sociais, como académicos e profissionais; usar o idioma em situações reais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Socializar 2. Atividades do quotidiano 3. Habitação, percursos e rotinas 4. Vida cultural e compras 5. Relatar acontecimentos no passado 6. Localização e direções 7. Viagens e tempos livres 8. Memórias do passado 9. Trabalho de projeto e Apresentação Oral | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição de vocabulário e gramática portuguesa, permitindo, deste modo atingir os objetivos da UC, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma comunicação eficaz e mais fluente em contextos académicos e profissionais multiculturais; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas recorrendo à língua Portuguesa como meio de comunicação; e a imersão na Universidade e no país de acolhimento. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Desenvolvem-se diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em português. A avaliação é contínua ou final. A avaliação contínua será o somatório de vários elementos: trabalhos de pesquisa, relatórios de leitura, participação oral, apresentação oral do trabalho de projeto e 2 testes escritos. A nota final será a ponderação das várias prestações escritas e orais, com a ponderação de 50% para a componente escrita e 50% para a componente oral. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas, inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua portuguesa, adequam-se ao objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais neste idioma. A exposição teórica de vocabulário em Português está relacionada com: a vida privada, social, e académica; a narração de estórias; o mundo do trabalho; a conversação em Português sobre as diferentes temáticas; a aprendizagem e aplicação de estruturas gramaticais que surgem em textos escritos e orais relacionados com estas temáticas; as atividades individuais e em grupo para promover a aquisição do vocabulário e da gramática lecionados; a execução individual e em grupo de atividades que promovam a fluência oral e escrita; a exposição teórica de vocabulário e recursos linguísticos para fazer uma apresentação em Português e para debater um assunto; a discussão de casos em Português; a elaboração de um trabalho de projeto sobre a experiência do aluno como estudante estrangeiro em Portugal. | |||
Bibliografia: | |||
-Tavares, A., Sousa, R. Borges de (2018) Português XXI 1. Lisboa, Lidel./Ebook. -Fichas de Exercícios do Docente. -Coelho, L., Oliveira, C., Casteleiro, J.M. (2020) Português em Foco 1. Lisboa, Lidel. -Coimbra, I., Coimbra, O.M. (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa, Lidel. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Isabel Patim (isabelp@ufp.edu.pt) |