Unidade Curricular: | Código: | ||
Portuguese for Foreigners (Level A2) | 1054PEA2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Português para Estrangeiros Aplicado | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo da UC é ensinar português como língua estrangeira e desenvolver várias competências simultaneamente: a linguística, a social, e a intercultural no país de acolhimento. Os objetivos específicos são: desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais; ser uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica; promover a aprendizagem e investigação autónomas. Visa ainda a consolidação de estruturas gramaticais, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas neste idioma. As competências genéricas a desenvolver são: comunicar, compreender, e produzir textos orais e escritos em português, tanto em contextos sociais, como académicos e profissionais; usar o idioma em situações reais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Eu e o Mundo. 1.1. Vida privada e académica. 1.2. Hábitos e rotinas. 1.3. Tempos livres. 1.4. Saúde e desporto. 2. Histórias para contar. 2.1. Serviços públicos. 2.2. Memórias. 2.3. Viagens. 3. O mundo do trabalho. 3.1. Os meios de comunicação social. 3.2. A mobilidade profissional. 3.3. Uma viagem ao futuro. 4. Trabalho de projeto. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição de vocabulário e gramática portuguesa, permitindo, deste modo atingir os objetivos da UC, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma comunicação eficaz e mais fluente em contextos académicos e profissionais multiculturais; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas recorrendo à língua Portuguesa como meio de comunicação; e a imersão na Universidade e no país de acolhimento. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Desenvolvem-se diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em português. A avaliação é contínua ou final. A avaliação contínua será o somatório de vários elementos: trabalhos de pesquisa, relatórios de leitura, participação oral, apresentação oral do trabalho de projeto e 2 testes escritos. A nota final será a ponderação das várias prestações escritas e orais, com ponderação de 50% para a componente escrita e 50% para a componente oral. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas, inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua portuguesa, adequam-se ao objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações académicas e socioprofissionais neste idioma. A exposição teórica de vocabulário em Português está relacionada com: a vida privada, social, e académica; a conversação em Português sobre as diferentes temáticas; a aprendizagem e aplicação de estruturas gramaticais que surgem em textos escritos e orais relacionados com estas temáticas; as atividades individuais e em grupo para promover a aquisição do vocabulário e da gramática lecionados; a execução individual e em grupo de atividades que promovam a fluência oral e escrita; a exposição teórica de vocabulário e recursos linguísticos para fazer uma apresentação em Português e para debater um assunto; a discussão de casos em Português; a elaboração de um trabalho de projeto sobre a experiência do aluno como estudante estrangeiro em Portugal. | |||
Bibliografia: | |||
Ciber Cursos da Língua Portuguesa. Coelho, L., Oliveira, C., Casteleiro, J.M. (2018) Português em Foco 1 (A1/A2). Lisboa, Lidel. Coimbra, I., Coimbra, O.M. (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa, Lidel. Kuzke, R., Pascoal. J. Passaporte para Português 1 (A1/A2). Lisboa, Lidel. Tavares, A., Sousa, R. Borges de (2018) Português XXI 1 (A1). Lisboa, Lidel. |