Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicopatologia, Psicodiagnóstico e Psicofarmacologia | 990PDFA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1) Aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos recentes em psicodiagnóstico, psicopatologia e psicofarmacologia; 2) Integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos e teorias biopsicossociais relacionados com a investigação, o diagnóstico e a intervenção psicológica e farmacológica na psicopatologia; 3) Aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e habilidades de avaliação e intervenção psicológica em psicopatologia 4)Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; 5) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica, bem como adoptar valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
A UC aborda a psicopatologia, o psicodiagnóstico e a psicofarmacologia de modo a aprofundar de conhecimentos nos grandes quadros nosológicos em psicopatologia, em técnicas e instrumentos da avaliação clínica e em modalidades de intervenção psicológica e psicofarmacológica. Introduz aos princípios gerais da farmacologia, ao ciclo geral e mecanismos de acção de fármacos no organismo e no SNC e às diversas categorias de fármacos utilizados em doenças degenerativas e psiquiátricas. Promove a reflexão sobre questões inerentes ás três áreas assim como sobre as modalidades de investigação e de intervenção clínicas. Após a revisão dos conceitos básicos e do seu enquadramento na teoria e prática da psicologia clínica e da saúde, foca-se a atenção nos instrumentos de recolha de informação clínica generalista sustentando a aprendizagem na psicopatologia geral. A psicopatologia específica dedica-se aos principais grupos nosológicos alvo da intervenção.. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1ª Unidade: Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias da área da psicopatologia e do psicodiagnóstico permitindo deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, nomeadamente: possuir conhecimentos e compreensão relativos à investigação e intervenção em psicopatologia e psicodiagnóstico ; saber aplicar os conhecimentos e compreensão da intervenção na avaliação de casos clínicos. Desenvolver e saber aplicar uma atitude crítica, deontológica e ética na profissão de psicólogo clínico. 2ª Unidade: Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e aplicadas da psicofarmacologia, atingindo os objectivos de aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e de capacidades de avaliação da intervenção psicofarmacológica na psicopatologia. Apresenta objectivos de integração dos conhecimentos relacionados com a investigação e intervenção na psicofarmacologia, desenvolvendo uma atitude crítica e ética. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização duas provas escritas de avaliação (45% CADA), assim como na execução de tarefas teórico-práticas (10%) na 1ª unidade lectiva A aprovação à unidade curricular compreenderá a avaliação às duas componentes Psicopatologia e Psicodiagnóstico e Psicofaramacologia). A avaliação à componente Psicofarmacologia compreenderá duas provas escritas com ponderação de 50% cada prova. A classificação final da unidade curricular será 50% nota da componente Psicopatologia Psicodiagnóstico e 50% nota da componente Psicofarmacologia. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
1.ª Unidade letiva: Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área; Análise e apresentação de artigos científicos, obras e autores relativos à psicopatologia e ao psicodiagnóstico; Debate individual e em grupo com o objectivo de desenvolver e aprofundar os conhecimentos da área e e a aquisição e desenvolvimento de competências de investigação e de intervenção clínica, incluindo a formulação de casos clínicos, o diagnóstico e a planificação da intervenção, o transdiagnóstico e a avaliação dos processos de mudança na psicopatologia. 2.ª Unidade letiva: Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área da psicofarmacologia; Pesquisa, leitura e discussão de bibliografia especializada para aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e de capacidades de avaliação e de intervenção psicofarmacológica na psicopatologia. Articulação de conhecimentos biomédicos e da clínica psicológica relacionados com o trabalho multidisciplinar em equipa, a intervenção e a investigação, desenvolvendo uma atitude crítica e adoptando valores éticos. | |||
Bibliografia: | |||
APA-DSM-5.(2014) –Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. 5. ª Edição. Lisboa: Climepsi Editores. BFP 616.89/DSM/90513 Brune, M. (2016). Textbook of evolutionary psychopathology & psychosomatic Medicine. The origins of psychopathology.UK: Oxford University Press. BFP 616.89/BRU/100328 Brunton, L. et al. (2018). Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, 13th edition (11th, BFP). New York: McGraw-Hill. Cunha, Jurema Acides (2020) Psicodiagnóstico - 5ª ed. - Porto Alegre Artmed, BFP 616.89/CUN/20305 Dalgalarrondo, P. (2018). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed Editora. Guimarães, S., Moura, D. & Soares da Silva, D. (2014).Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas. 6ª edição, Porto Editora. Katzung et al. (2018). Basic & Clinical Pharmacology, 14th edition (13th, BFP). New York: Ritter, J., et al. (2019). Rang and Dale's pharmacology, 9th edition (8th, BFP). Churchill Livingstone Elsevier |