Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicossociologia da Comunicação | 990PCOM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Selecionar e integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação e da avaliação em psicossociologia da comunicação; - Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação; - Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita. - Trabalhar em ambientes internacionais com respeito e empatia pelas diferenças entre culturas, língua e factores sociais e económicos; - Transmitir informação, ideias, problemas e soluções a especialistas e não-especialistas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Tópico I - O papel da comunicação nas organizações autentizóticas. Tópico II - Comunicação Organizacional - Diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação. - Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Tópico I - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da psicossociologia da comunicação permitindo, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular. Tópico II - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos conceitos, modelos e teorias no domínio da psicossociologia da comunicação no âmbito organizacional: Realização do diagnóstico de comunicação, implementação da mudança e avaliação dos resultados; Comunicação e mudança organizacional planeada: Desvinculação e Outplacement. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um exercíco escrito (ponderação de 50%) e na execução de um trabalho teórico-prático (ponderação de 50%), apresentado sob a forma de relatório escrito e discutido em sala. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Tópicos I e II - Exposição teórica de conteúdos, para caracterização de cada temática teórica e a sua aplicação; Apresentação e manuseamento de materiais usados em psicossociologia da comunicação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da psicossociologia da comunicação, com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas na interface entre a Psicologia Social e a Comunicação, bem como nos fenómenos psicossociais em geral; Apresentação de textos e filmes que tenham em atenção as diversas temáticas abordadas. | |||
Bibliografia: | |||
- Chabrol, C., & Radu, M. (2010). Psicologia da comunicação e persuasão. Epigénese Desenvolvimento e Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. [UFP]Ricci, R. P., & Zani, V. B. (2014). A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa - De Vito, J., (2015) The human communication. NY: Harper Collins. - Giles H., Robison, S., (2017). Handbook of Language and Social Psychology. London. Wiley. - Kotsou, I. (2018). Inteligência Emocional e Gestão - Compreender e utilizar a força das emoções. Instituto Piaget (isbn: 9789897591174). - Malandro., L & Barker, S., (2005) Non verbal Communication.NY: Harper Collins. - Samovar,T., & Porter, D., (2007) Intercultural Communication. Ny. Cambridge University Press.BFP 3163.7 SAM. |