Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia do Conflito: Negociação e Mediação990PCNM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia Clínica e da Saúde6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Promover os conhecimentos teórico-práticos sobre a problemática do conflito, da negociação e da mediação, com o intuito de possibilitar a sua resolução construtiva em diferentes níveis da realidade.
Apresentar um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de intervenção de cariz psicossociológico aplicadas na gestão de conflitos, negociação e mediação, com o sentido de desenvolver no aluno as competências necessárias para enfrentar os conflitos da realidade intrapessoal e interpessoal.
Conteúdos Programáticos:
Conflito intrapessoal e interpessoal. A gestão construtiva de conflitos. Questões aprofundadas sobre negociação. Questões aprofundadas sobre processos cognitivos e emocionais na negociação e na mediação. Questões aprofundadas sobre mediação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Na Unidade I há exposição descritiva nas aulas teórico-práticas e os conteúdos são explorados ainda em orientações tutoriais para organizar conhecimentos.
Na Unidade II, marcadamente prática, há exposição teórica da gestão construtiva de conflitos, assim como treino de treino de competências de gestão construtiva de conflitos.
Na Unidade III há exposição teórica dos conceitos principais sobre negociação e das competências práticas nesse processo, nomeadamente nos processos de negociação individual, conjugal, familiar e grupal.
Na Unidade IV faz-se a exposição teórica dos conceitos principais sobre os principais processos cognitivos presentes na negociação e na mediação na relação psicólogo-cliente.
Na Unidade V existe tanto exposição teórica sobre a mediação enquanto forma de resolução alternativa de conflitos como apresentação das competências práticas envolvidas no processo de mediação na área da bioética e da saúde.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua e final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo a que os estudantes apliquem conhecimentos e demonstrem capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação e a sua aplicação na Psicologia Clínica e da Saúde. Por outro lado, procura-se que os alunos saibam selecionar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos, demonstrando serem capazes de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para uma atitude crítica e autocrítica.
Bibliografia:
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. Porto: Asa, 2ª edição.
Cunha, P. e Leitão, S. (2016). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. Porto: Edições UFP, 3ª edição.
Jaca, L. M. & Díaz, F.J.M. (2005). Gestión del Conflicto, Negociación y Mediación. Madrid: Pirámide.
Mastenbroek, W. (1991). Development of Negotiating Skills. In V. A. Kremenyuk. International Negotiation: Analysis, Approaches, Issues. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Parkinson, L. (2008). Mediação Familiar. Lisboa: Ministério Justiça - Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios.
Pruitt, D. G. & Carnevale, P. J. (1993). Negotiation in Social Conflict. Buckingham: Open University Press.
Serrano, G. & Rodríguez, D. (1993). Negociación en las Organizaciones. Madrid: Eudema.
Docente (* Responsável):
Pedro Cunha (pcunha@ufp.edu.pt)