Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico992MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia Clínica e da Saúde4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
i) Promover a integração de conceitos, teorias e conhecimentos na área da psicopatologia clínica e forense;
ii) Promover a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e de capacidades que permitam uma correta avaliação de diversas perturbações e patologias e sua ligação ao crime;
iii) Familiarizar o aluno com a investigação recente nesta área do conhecimento, com vista à promoção de uma atitude de investigação;
iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita e o desenvolvimento de uma atitude crítica e autocrítica;
v) Incentivar a adoção sistemática de valores
Conteúdos Programáticos:
I. A pesquisa e a escrita científica: fontes, normas e procedimentoS. 1.1. Metodologia, método, técnica. 1.2. Tipos e estratégias de pesquisa. 1.3. Etapas do desenvolvimento de uma investigação científica 1.4. A pergunta de partida e a Exploração 1.5. Estrutura e escrita do trabalho científico1.6. Aspetos formais da apresentação oral e da defesa do trabalho científico
II. Investigação quantitativa vs. Investigação qualitativa. 2.1. Opção pelo método quantitativo, qualitativo ou pela triangulação metodológica 2.2. O planeamento de uma investigação qualitativa. 2.3. Técnica de tratamento de dados qualitativos – análise de conteúdo. 2.4. O planeamento de uma investigação quantitativa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação ética; demonstrar conhecimentos e competências para planear uma investigação científica; Selecionar métodos e técnicas apropriados;
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica quantitativa / qualitativa: Planear uma investigação, distinguir os diferentes planos de estudo, conhecer as principais técnicas de recolha e tratamento de dados
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
trabalho prático(60%) + Apresentação oral (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
1 A vertente mais expositiva adequa-se principalmente à unidade I e, posteriormente, a unidade II será alvo de uma abordagem mais prática Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do conhecimento científico; Exposição, apresentação e debate sobre as vantagens e as limitações das investigações qualitativas e quantitativas; Debate individual e em grupo das diferentes opções entre os métodos quantitativa, qualitativo ou da complementaridade dos dois; Demonstrações; Exercícios práticos com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos; Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da investigação científica; apresentação e debate sobre as diferentes formas de recolha e de tratamento de dados; Demonstrações e exercícios práticos sobre opções metodológicas.
Bibliografia:
Breakwell, G. M., Hammond, S., & Fife-Schaw, C. (2000). Research methods in Psychology (2ª Ed.). London: SAGE.
Ceia, C. (1995). Normas para a apresentação de trabalhos científicos. Lisboa, Presença.
Denzin, N. K. e Lincoln, Y. S. (2000). Handbook of qualitative research (2ª Ed). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Frada, J. (1991). Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa, Edição Cosmos.
Eco, U. (1995). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa, Presença.
Pais-Ribeiro (2010). Metodologia de investigação em Psicologia e Saúde. Porto: Livpsic
Docente (* Responsável):
Luís Santos (lsantos@ufp.edu.pt)