Unidade Curricular:Código:
Publicidade Online e Redes Sociais1004PORS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoMarketing, Publicidade e Design para PME's6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Hoje em dia vivemos num ambiente em que as empresas e as marcas não consideram as o digital uma novidade.
Mesmo assim, são ainda recorrentes os casos de grandes e pequenas empresas a atuar de forma errónea no campo digital. A web social não é o futuro, mas sim o presente já com um pé no passado. A velocidade das coisas mudou. As novidades vão e vêm mais rápido.
O tema da presença das empresas online, da monitorização dos conteúdos gerados pelo utilizador e ainda a rápida resposta que podem ter efeitos benéficos na fidelização dos clientes é essencial.
E é justamente o quando, como e porquê de estar ou não presente e em quais plataformas que vamos discutir ao longo do módulo.
Conteúdos Programáticos:
REDES SOCIAIS:
ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL
Objetivos.
Target.
Brand personality.
Brand Content.
PLATAFORMAS DE SOCIAL MEDIA: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin,
OUTRAS REDES
Key Features.
Native Content.
Do's and Don'ts.
SOCIAL MEDIA BRAND GUIDELINES:
Templates e assets visuais.
Voz e tom de comunicação.
SOCIAL ADVERTISING: FACEBOOK, TWITTER, LINKEDIN, INSTAGRAM
Advertising nas várias plataformas: formatos e técnicas.
CONTENT MARKETING
Content Strategy: Created, curated, commercial
Plano Editorial e conteúdos
Real Time content: Do's and Dont's.
Ferramentas para produção e gestão de conteúdos.
Passatempos e promoções
Best practices: Mecânicas tipo por plataforma.
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE
Análise de KPIs/eficácia do plano de comunicação.
Funis de conversão.
Implementação de melhorias.
Performance Reports.
GESTÃO DE CRISE
Definição de um manual e respostas.
Monitorização dos comentários.
Reports.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O tema da presença das empresas online, da monitorização dos conteúdos gerados pelo utilizador e ainda a rápida resposta que podem ter efeitos benéficos na fidelização dos clientes é essencial.
E é justamente o quando, como e porquê de estar ou não presente e em quais plataformas que vamos discutir ao longo do módulo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação final resultará da ponderação entre participação activa nas sessões e trabalhos práticos, individuais e em grupo.
Gestão de Redes Sociais - 50%:
-
Search Engine Marketing (Emanuel Grilo) - 50%:
- Motivação, Participação, Aprendizagem e Assiduidade: 25% 
- Trabalho prático 1: 25%
- Trabalho prático 2: 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tendo em conta que se trata de uma pós-graduação, as metodologias de ensino incidirão principalmente prática, dando aos formandos não só uma compreensão geral da temática, como as ferramentas básicas para operacionalização na sua actividade profissional.
Bibliografia:
Your Brand, The Next Media Company: How a Social Business Strategy Enables Better Content, Smarter Marketing, and Deeper Customer Relationships (Que Biz-Tech) Hardcover – October 19, 2013;
Smart Business, Social Business: A Playbook for Social Media in Your Organization (Que Biz-Tech) Hardcover – July 24, 2011;
Brains on Fire: Igniting Powerful, Sustainable, Word of Mouth Movements Hardcover – August 31, 2010;
https://www.socialmediatoday.com/
https://www.socialmediaexaminer.com/