Unidade Curricular: | Código: | ||
Publicidade Online e Redes Sociais | 1004PORS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Marketing, Publicidade e Design para PME's | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Hoje em dia vivemos num ambiente em que as empresas e as marcas não consideram as o digital uma novidade. Mesmo assim, são ainda recorrentes os casos de grandes e pequenas empresas a atuar de forma errónea no campo digital. A web social não é o futuro, mas sim o presente já com um pé no passado. A velocidade das coisas mudou. As novidades vão e vêm mais rápido. O tema da presença das empresas online, da monitorização dos conteúdos gerados pelo utilizador e ainda a rápida resposta que podem ter efeitos benéficos na fidelização dos clientes é essencial. E é justamente o quando, como e porquê de estar ou não presente e em quais plataformas que vamos discutir ao longo do módulo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
REDES SOCIAIS: ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL Objetivos. Target. Brand personality. Brand Content. PLATAFORMAS DE SOCIAL MEDIA: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, OUTRAS REDES Key Features. Native Content. Do's and Don'ts. SOCIAL MEDIA BRAND GUIDELINES: Templates e assets visuais. Voz e tom de comunicação. SOCIAL ADVERTISING: FACEBOOK, TWITTER, LINKEDIN, INSTAGRAM Advertising nas várias plataformas: formatos e técnicas. CONTENT MARKETING Content Strategy: Created, curated, commercial Plano Editorial e conteúdos Real Time content: Do's and Dont's. Ferramentas para produção e gestão de conteúdos. Passatempos e promoções Best practices: Mecânicas tipo por plataforma. ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE Análise de KPIs/eficácia do plano de comunicação. Funis de conversão. Implementação de melhorias. Performance Reports. GESTÃO DE CRISE Definição de um manual e respostas. Monitorização dos comentários. Reports. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O tema da presença das empresas online, da monitorização dos conteúdos gerados pelo utilizador e ainda a rápida resposta que podem ter efeitos benéficos na fidelização dos clientes é essencial. E é justamente o quando, como e porquê de estar ou não presente e em quais plataformas que vamos discutir ao longo do módulo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A avaliação final resultará da ponderação entre participação activa nas sessões e trabalhos práticos, individuais e em grupo. Gestão de Redes Sociais - 50%: - Search Engine Marketing (Emanuel Grilo) - 50%: - Motivação, Participação, Aprendizagem e Assiduidade: 25% - Trabalho prático 1: 25% - Trabalho prático 2: 50% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Tendo em conta que se trata de uma pós-graduação, as metodologias de ensino incidirão principalmente prática, dando aos formandos não só uma compreensão geral da temática, como as ferramentas básicas para operacionalização na sua actividade profissional. | |||
Bibliografia: | |||
Your Brand, The Next Media Company: How a Social Business Strategy Enables Better Content, Smarter Marketing, and Deeper Customer Relationships (Que Biz-Tech) Hardcover – October 19, 2013; Smart Business, Social Business: A Playbook for Social Media in Your Organization (Que Biz-Tech) Hardcover – July 24, 2011; Brains on Fire: Igniting Powerful, Sustainable, Word of Mouth Movements Hardcover – August 31, 2010; https://www.socialmediatoday.com/ https://www.socialmediaexaminer.com/ |