Unidade Curricular:Código:
Marketing, Publicidade e Mercado1004MPMC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoMarketing, Publicidade e Design para PME's3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende promover os conhecimentos teóricos e práticos sobre Marketing, Publicidade e Mercado; demonstrar a integração das diversas temáticas abordadas fornecendo ferramentas para a sua aplicação prática. Finalmente, proporcionar os modelos e instrumentos que permitam ao aluno/a continuação da aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Competências a desenvolver: no final da unidade curricular o/a aluno/a deverá dominar os conhecimentos sobre Marketing, Publicidade e Mercado de modo a poder aplicá-los na prática, quer ao nível da investigação, quer ao nível empresarial. Especificamente saber integrar conhecimentos no sentido de resolver problemas no âmbito do Marketing, Publicidade e Mercado. Desenvolver a capacidade para comunicar os seus conhecimentos em contacto académico e empresarial. E, finalmente manter a aprendizagem sobre Marketing, Publicidade e Mercado ao longo da vida, e desenvolver uma aplicação autónoma desta temática.
Conteúdos Programáticos:
1.A empresa e a sua estrutura
2.O mercado e a concorrência
3.Estratégia de marketing
4.Plataforma estratégica da marca
5.Estratégia de comunicação offline e online
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade letiva privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas e práticas nas áreas do Marketing, Publicidade e Mercado, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com panorama profissional atual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos e técnicas relativos ao Marketing, Publicidade e Mercado, com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter teórico-prático.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
AAKER, D. (2014), AAKER on Branding: 20 Principles That Drive Success. NY: Morgan James Publishing.
KELLER, K., Parameswaran, A. & Jacob, I. (2015), Strategic Brand Management Building, Measuring, and Managing Brand Equity. Pearson Prentice Hall.
KOTLER, P. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura Actual.
LINDSTROM, l. (2013). Brand sense. Gestão Plus.
MARQUES, V. (2018). Marketing digital 360. Lisboa: Conjuntura Atual Editora.
MESQUITA, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI.
WHEELER, A.. (2018), Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team. New Jersey: John Wiley & Sons.