Unidade Curricular:Código:
Lusofonia e Mundo885LMUN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoJornalismo Especializado10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês130
Objectivos de Aprendizagem:
- Exposição do quadro teórico e institucional da ordem internacional contemporânea.
- Exposição e discussão de temas relevantes das relações internacionais contemporâneas.
Conteúdos Programáticos:
1. Organizações internacionais (amostra representativa)
1.1. Organização das Nações Unidas (ONU)
1.2. Organização Mundial do Comércio (OMC)
1.3. União Europeia (UE)
2.Problemáticas internacionais contemporâneas
2.1.A crescente incerteza geopolítica mundial
2.1.1. O fator Trump
2.1.2. O fator Putin
2.1.3. O potencial de distúrbio dos Estados párias
2.2. Multilateralismo ou política comercial?
2.2.1. Incerteza na geopolítica mundial e as negociações de comércio internacional
2.2.2. O problema ambiental (Cimeira de Paris)
2.2.3. O debate entre livre comércio e comércio justo (free trade versus fair trade)
2.3. A encruzilhada da União Europeia
2.3.1. Brexit: retrocesso ou clarificação na União Europeia?
2.3.2. O desafio dos fluxos migratórios
2.3.3. O desafio dos populismos emergentes
2.3.4. O desafio da reforma da zona euro
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Capítulo I - O quadro teórico e institucional é explorado como prelúdio para a discussão dos temas internacionais relevantes (capítulo II).
Capítulo II - A exposição dos temas internacionais contemporâneos enquadra-se em aulas interativas, com a participação dos discentes na discussão em sala de aula.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação beseia-se na realização de um trabalho escrito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos; debates em grupo; integrar conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; desenvolver competências de interação em sala de aula; capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; selecionar métodos de gestão de informação.
Bibliografia:
Baylis, J., S. Smith e P. Owens (eds.) (2017). The Globalization of World Politics: an Introduction to International Relations. 7ed.. Oxford University Press.
Bhagwati, J. (2004). In Defense of Globalization. Oxford University Press.
Campos, J. M. (org.) (2011). Organizações Internacionais. 4ed.. Coimbra Editora.
Cardoso, C. P., et al. (2017). União Europeia: História, Instituições e Políticas. 5ed.. Edições Universidade Fernando Pessoa.
MacShane, D. (2016). Brexit: How Britain Left Europe. 2ed. I. B. Tauris.
Mota, P. I. (2005). O Sistema GATT/OMC: Introdução Histórica e Princípios Fundamentais. Almedina.
O'Neill, K. (2017). The Environment and International Relations. 2ed.. Cambridge University Press.
Ribeiro, M. A. (2016). A Organização das Nações Unidas. Almedina.
Stiglitz, J. F. e A. Charlton (2007). Fair Trade for All: How Trade Can Promote Development. Oxford University Press.
Van Kessel, S. (2015). Populist Parties in Europe: Agents of Discontent?. Palgrave Macmillan.