Unidade Curricular:Código:
Escrita e Edição885ESED
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoJornalismo Especializado5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolvimento de técnicas de expressão jornalística, para várias plataformas mediáticas, bem como de conhecimentos avançados de edição.
Conteúdos Programáticos:
1. Escrita jornalística
1.1 Clareza, precisão e concisão
1.2 Regras de economia de linguagem
1.3 Registos e tipologias discursivas em informação
2. Escrita para Imprensa
2.1 Citação, descrição e análise
2.2 A relação da escrita com a imagem
2.3 Jornalismo analítico em Imprensa
2.4 Jornalismo opinativo em Imprensa
2.5 Crónicas e editoriais
3. Escrita para Rádio
3.1 A oralização da linguagem
3.2 O discurso em espiral
3.3 O uso de registos sonoros
3.4 Escrita radiofónica e edição
3.5 Os cenários sonoros
4. Escrita para TV
4.1 A escrita com imagens e sons
4.2 O uso de depoimentos
4.3 Escrita televisiva e edição
4.4 Vivos e diretos em TV
5. Escrita para online
5.1 Escrever em ambiente ‘web’
5.2 Escrever com ferramentas multimédia
5.3 A nova gramática do jornalismo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, tal como estão elencados, cobrem as áreas genéricas de que se fala nos 'objectivos de aprendizagem'.
Em suma, procurou-se discriminar um conjunto de conteúdos, de ferramentas, indispensáveis às diferentes plataformas mediáticas da actualidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas.
Trabalhos e participação em aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo um curso de pós-graduação, com uma vertente fundamentalmente prática, as metodologias de ensino devem concorrer para esse desígnio. É isso justamente que se pretende quando se refere, nas 'Metodologias de ensino', um conjunto de trabalhos a realizar pelos alunos, sempre tutelados por uma apresentação e discussão, com o professor, em sala de aula.
Bibliografia:
Fidalgo, J. (2004). Em nome do leitor. Coimbra: Minerva.
Fowler, R. (1991) Language in the News: Discourse and Ideology in the Press. London: Routledge.
Franco, G. (2009) Como Escrever para a Web. Austin, Tx: Knight Centre for Journalism in the Americas
Richardson, J. E. (2008). Language and Journalism. Journalism Studies, 9:2, 152-160.
Sousa, Jorge Pedro (1994) As Notícias. Porto: Universidade Fernando Pessoa
Sousa, Jorge Pedro (1994). Elementos de Radiojornalismo e Telejornalismo. Porto: Universidade Fernando Pessoa.