Unidade Curricular: | Código: | ||
Escrita e Edição | 885ESED | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Jornalismo Especializado | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Desenvolvimento de técnicas de expressão jornalística, para várias plataformas mediáticas, bem como de conhecimentos avançados de edição. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Escrita jornalística 1.1 Clareza, precisão e concisão 1.2 Regras de economia de linguagem 1.3 Registos e tipologias discursivas em informação 2. Escrita para Imprensa 2.1 Citação, descrição e análise 2.2 A relação da escrita com a imagem 2.3 Jornalismo analítico em Imprensa 2.4 Jornalismo opinativo em Imprensa 2.5 Crónicas e editoriais 3. Escrita para Rádio 3.1 A oralização da linguagem 3.2 O discurso em espiral 3.3 O uso de registos sonoros 3.4 Escrita radiofónica e edição 3.5 Os cenários sonoros 4. Escrita para TV 4.1 A escrita com imagens e sons 4.2 O uso de depoimentos 4.3 Escrita televisiva e edição 4.4 Vivos e diretos em TV 5. Escrita para online 5.1 Escrever em ambiente ‘web’ 5.2 Escrever com ferramentas multimédia 5.3 A nova gramática do jornalismo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos, tal como estão elencados, cobrem as áreas genéricas de que se fala nos 'objectivos de aprendizagem'. Em suma, procurou-se discriminar um conjunto de conteúdos, de ferramentas, indispensáveis às diferentes plataformas mediáticas da actualidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas. Trabalhos e participação em aula. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo um curso de pós-graduação, com uma vertente fundamentalmente prática, as metodologias de ensino devem concorrer para esse desígnio. É isso justamente que se pretende quando se refere, nas 'Metodologias de ensino', um conjunto de trabalhos a realizar pelos alunos, sempre tutelados por uma apresentação e discussão, com o professor, em sala de aula. | |||
Bibliografia: | |||
Fidalgo, J. (2004). Em nome do leitor. Coimbra: Minerva. Fowler, R. (1991) Language in the News: Discourse and Ideology in the Press. London: Routledge. Franco, G. (2009) Como Escrever para a Web. Austin, Tx: Knight Centre for Journalism in the Americas Richardson, J. E. (2008). Language and Journalism. Journalism Studies, 9:2, 152-160. Sousa, Jorge Pedro (1994) As Notícias. Porto: Universidade Fernando Pessoa Sousa, Jorge Pedro (1994). Elementos de Radiojornalismo e Telejornalismo. Porto: Universidade Fernando Pessoa. |