Unidade Curricular:Código:
Grandes Temáticas de Estudos Multimediáticos763GTEM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português39
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias multimédia na sociedade, na cultura e nas artes, criticando e contextualizando as interfaces digitais, os ambientes virtuais e as novas formas de comunicação em rede. Redação de artigos científicos originais, em contexto de investigação, que promovam uma discussão acerca das Novas Tecnologias Multimédia. Aplicação de conhecimentos e capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. Integrar conhecimentos. Comunicar, de uma forma clara e sem ambiguidades, a públicos diferentes, os resultados da investigação.
Conteúdos Programáticos:
1. Da reprodução técnica à representação numérica
2. Remediação, convergência e interatividade
3. A variabilidade digital como condição de instalibilidade textual
4. Cibertextualidades e ergodicidade textual
5. Cibercultura, imersão e literacia digital
6. Assuntos críticos em Multimédia: Preservação, visualização, avaliação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir a capacidade de compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias multimédia na sociedade, na cultura e nas artes, o programa está orientado para a identificação dos temas centrais do estado da arte em estudos de média digitais. Esta leitura e debate tem como objetivo a redação de um artigo científico original com qualidade de publicação em revistas científicas da área.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas, com exposição, pelo docente, em regime de seminário, seguidas de debate e acompanhadas por regime tutorial. A avaliação é feita pela assiduidade/participação nos debates.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A assiduidade e participação nos debates implicam a participação ativa na integração de conhecimentos e sua comunicação em contextos diferenciados.
Bibliografia:
LEÃO, L., org. (2005). O chip e o caleidoscópio. SENAC. (CECLICO 659.3/CHI/68197)
LOOY, J. V. & BAETENS, J. (2003). Close reading new media. Leuven UP (CECLICO 82:004/CLO(16)/68276)
MANOVICH, L. (2013). Software Takes Command. Bloomsbury. (https://www.bloomsburycollections.com/book/software-takes-command/)
SAAD CORRÊA, E. e SILVEIRA, S. C. da, orgs. (2016). Tendências em comunicação digital. São Paulo: Univ. São Paulo. (https://doi.org/10.11606/9788572051569)
SIMANOWSKI, R. (2016). Digital Humanities and Digital Media: Conversations on Politics, Culture, Aesthetics and Literacy. Open Humanities Press. (https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/32308/612791.pdf)
TORRES, R. & BALDWIN, S., orgs. (2014). Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia. West Virginia UP. (BFP 82:007/BAR/88799)
TORRES, R. (2019). Pós-humano. In: Nunes, Laura M. et al., coords. Comportamento e Saúde Mental. Dicionário Enciclopédico. Lisboa: Pactor. (BFP 616.89(038)/COM/103846)