Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos de Investigação Científica | 875MICI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Jornalismo e Estudos Mediáticos) | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 130 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Desenvolver consciência da natureza do conhecimento científico Desenvolver capacidade para formular um problema de tese Desenvolver consciência do tipo de trabalho que a elaboração de uma tese implica – suas fases e suas exigências a nível científico e pessoal Desenvolver consciência da centralidade do método na produção/validação de conhecimento científico Desenvolver capacidade de identificar e analisar alternativas a um dado problema Desenvolver capacidade para escrever uma proposta de tese bem sucedida Desenvolver capacidade de comunicação eficaz de ideias a terceiros (quer escrito quer oralmente) | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução, pressupostos básicos do trabalho científico. Características do conhecimento científico; o que é uma tese; proposta da tese; questões fundamentais. Definição de objetivos, hipóteses, métodos. 2. Planeamento, o processo da tese, enquadramento do trabalho. A metodologia. Análise de diversos métodos apresentados. 3. Desenvolvimento da proposta, mapeamento para o documento de tese; a escrita da tese; questões de ética, plágio. 4. Apresentação de propostas de tese, discussão segundo os parâmetros definidos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Desenvolver consciência da natureza do conhecimento científico; Desenvolver capacidade para formular um problema de tese (ponto 1) Desenvolver consciência do tipo de trabalho que a elaboração de uma tese implica – suas fases e suas exigências a nível científico e pessoal; Desenvolver consciência da centralidade do método na produção/validação de conhecimento científico (ponto 2) Desenvolver capacidade de identificar e analisar alternativas a um dado problema; Desenvolver capacidade para escrever uma proposta de tese bem sucedida (ponto 3) Desenvolver capacidade de comunicação eficaz de ideias a terceiros (quer escrito quer oralmente) (ponto 4) | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas de natureza teórico-prática com promoção de elevado graus de interacção com os estudantes de modo a promover discussão dos temas abordados, nomeadamente por referência às situações específicas de investigação, o que também é feito pela elaboração e apresentação publica inter pares da proposta de tese. Neste programa doutoral o sucesso nas unidades curriculares depende de participação em mais do que 50% das sessões. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza do programa é eminentemente prática o que se coaduna com o tipo de aulas; a aprendizagem por via da escrita, apresentação e discussão da proposta de tese visa o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos. | |||
Bibliografia: | |||
COUTINHO, C. P. (2015). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina. (BFP 001.8/COU/97503) DAVIES, M. (2006). Practical research methods for media and cultura studies. Edinburg U P. (CECLICO 303:316.7/DAV/57868) GRADIM, A. (2016). Anões aos ombros de gigantes. Livros Horizonte. (BFP 001.9/GRA/95288) HAMMERSLEY, M. (2013). What is Qualitative Research? Bloomsbury. (https://www.bloomsburycollections.com/book/what-is-qualitative-research/) SCHNEIDERMAN, B. (2016). The new abcs of research: achieving breakthrough collaborations. Oxford: Oxford UP. (BFP 001.89/SHN/93612) UWE, F. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor. (BFP 303/FLI/88974) |