Unidade Curricular:Código:
Manual de Estilo de Trabalhos Científicos874METC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação)2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês26
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular pretende fornecer os instrumentos teóricos e práticos necessários para que o aluno possa desenvolver a sua pesquisa de forma autónoma:
- competências que permitam reflectir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem novas soluções e juízos
- competências que, em contexto de investigação, permitam a resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares
- capacidade para comunicar as suas conclusões assim como os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes
- competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo auto-orientado e autónomo.
Conteúdos Programáticos:
Estrutura de uma tese; Estilo gráfico; Escrita da tese; Normas de estilo; Regras fundamentais para a escrita de uma tese
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Compreender e relacionar as diferentes etapas da execução da investigação. O tratamento da informação e o relatório de pesquisa. Comunicar as conclusões assim como os conhecimentos e os raciocínios subjacentes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino assenta no método contínuo e participação dos alunos através de diversos elementos de pesquisa, leituras e relatórios, apreensão dos conceitos e trabalhos práticos, reflexão crítica. A avaliação será contínua através da execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Compreender e relacionar as diferentes etapas da execução da investigação. Seleção de métodos de gestão de informação; desenvolvimento de competências de análise de fontes e capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; tratamento da informação, aplicação de normas de referenciação bibliográfica e elaboração do relatório de pesquisa.
Bibliografia:
Estrela, Edite, Soares, Maria Almira, Leitão, Maria José (2008). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, 6ª ed., Alfragide, Publicações Dom Quixote.
Frada, João José Cúcio (1995). Guia Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos, 5ª ed., Lisboa, Edições Cosmos.
Freixo, Manuel João Vaz (2010). Metodologia Científica, Fundamentos, Métodos e Técnicas, 2ª ed., Lisboa, Instituto Piaget.
Trafford, V. e Leshem, S. 2002. Starting at the end to undertake doctoral research: predictable questions as stepping stones. Higher education review, 2002, 34, 43-61.
Trafford, V. e outros. 2002. “Anatomy of a Doctoral Viva”. Journal of Graduate Education, 3, 25-37
UFP (2013). Normas de Estilo para Teses de Doutoramento.
Docente (* Responsável):
Rui Estrada (restrada@ufp.edu.pt)