Unidade Curricular:Código:
Manual de Estilo de Trabalhos Científicos763METC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação)2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português26
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular pretende fornecer os instrumentos teóricos e práticos necessários para que o aluno possa desenvolver a sua pesquisa de forma autónoma:
- competências que permitam reflectir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem novas soluções e juízos
- competências que, em contexto de investigação, permitam a resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares
- capacidade para comunicar as suas conclusões assim como os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes
- competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo auto-orientado e autónomo.
Conteúdos Programáticos:
Estrutura de uma tese; Estilo gráfico; Escrita da tese; Normas de estilo; Regras fundamentais para a escrita de uma tese
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Compreender e relacionar as diferentes etapas da execução da investigação. O tratamento da informação e o relatório de pesquisa. Comunicar as conclusões assim como os conhecimentos e os raciocínios subjacentes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino assenta no método contínuo e participação dos alunos através de diversos elementos de pesquisa, leituras e relatórios, apreensão dos conceitos e trabalhos práticos, reflexão crítica. A avaliação será feita por trabalho final (100%) que será posteriormente discutido em aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Compreender e relacionar as diferentes etapas da execução da investigação. Seleção de métodos de gestão de informação; desenvolvimento de competências de análise de fontes e capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos; tratamento da informação, aplicação de normas de referenciação bibliográfica e elaboração do relatório de pesquisa.
Bibliografia:
Freixo, Manuel João Vaz (2010). Metodologia Científica, Fundamentos, Métodos e Técnicas, 2ª ed., Lisboa, Instituto Piaget.
Lakatos, E. e Marconi. M. A. (2017). Técnicas de Pesquisa. Roma, Editora Atlas.
Oreskes, N. (2019). Why Trust Science?. Princeton, Princeton University Press.
Trafford, V. e Leshem, S. 2002. Starting at the end to undertake doctoral research: predictable questions as stepping stones. Higher education review, 2002, 34, 43-61.
Trafford, V. e outros. 2002. “Anatomy of a Doctoral Viva”. Journal of Graduate Education, 3, 25-37
UFP (2013). Normas de Estilo para Teses de Doutoramento.