Unidade Curricular:Código:
Metodologias de Análise de Dados764MADA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Jornalismo e Estudos Mediáticos)15 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português195
Objectivos de Aprendizagem:
O módulo de “Metodologias de análise de dados” enquadra-se dentro do conjunto de disciplinas que pretendem uma formação integral do aluno nos aspectos metodológicos teóricos e práticos da análise de dados. O objectivo desta disciplina consiste em fornecer aos alunos em fase de doutoramento ferramentas complexas de análise de dados.
Conteúdos Programáticos:
Método científico e especificidades das metodologias quantitativas
Objectivos, hipóteses e variáveis
Validação e limpeza de dados
Análises preliminares
Interpretação de outputs
SPSS e softwares alternativos (e.g., R)
Bases de dados. Comparação de médias. Relação entre variáveis. Testes multivariados. Entrevista. Grupo focal. Análise do discurso. Observação participante.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos abordados nesta unidade curricular incidem sobre métodos de investigação qualitativa e quantitativa usados comummente nas Ciências da Informação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Lectures, practical classes to apply knowledge to research, analysis of the methodology used in several doctoral theses in Information and Communication Sciences. Doctoral Students' evaluation (approved or not) is based on their presence and participation in the class and on individual work and performance.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular visa familiarizar os estudantes de doutoramento com ferramentas metodológicas quantitativas e qualitativas das quais se poderão socorrer para a elaboração das suas teses. As aulas teóricas expositivas e de análise e interpretação de textos, complementadas com aulas práticas de análise metodológica a investigações para aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências de investigação permitem atingir os objetivos de aprendizagem.
Bibliografia:
HO, R. (2013). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Florida: Chapman & Hall.
MAROCO, J. (2011). Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Ed. Sílabo. (A 1ª edição de 2003 encontra-se na biblioteca).
PEREIRA, A. (2006). Spss. Guia prático de utilização. Análise de dados para ciências sociais e psicologia. Lisboa: Ed. Sílabo.
PESTANA, M.H. & GAGEIRO, J.N. (2008). Análise de dados para ciências sociais. A complementaridade do Spss. Lisboa: Ed. Sílabo.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (2017): The SAGE Handbook of Qualitative Research. London: Sage.
GIBBS, G. (2018). Analyzing Qualitative Data. London: Sage.
SOUSA, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: UFP.
WIMMER, R. D. e DOMINICK, J. R. (1996). La Investigación Científica de los Medios de Comunicación. Barcelona: Bosch.