Unidade Curricular:Código:
Grandes Temáticas de Sistemas e Tecnologias da Informação763GTST
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
Introduzir a I&D+i em Sistemas e Tecnologias de Informação
Apresentar as problemáticas mais relevantes no contexto do estado de arte dos Sistemas e Tecnologias de Informação
Sensibilizar e discutir problemáticas de I&D e avaliar as abordagens alternativas para a produção de conhecimento científico nas áreas associadas com as Sistemas e Tecnologias de Informação
Conteúdos Programáticos:
O seminário está enquadrado na área científica das Ciências da Computação e aborda os métodos específicos de investigação associados com Sistemas e Tecnologias de Informação. O seminário propõe-se contribuir para a orientação na concepção, desenvolvimento e avaliação de um trabalho de investigação no contexto da exploração de capacidades e aplicações de computadores e redes, no contexto dos programas de Doutoramento da UFP
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
É proposta a discussão dos temas e a apresentação de trabalhos e exemplos de abordagens metodologicas alternativas no contexto dos Sistemas e Tecnologias de Informação. A duração do seminário de 4h foca em especial a partilha de princípios e a disponibilização de informação para exploração futura pelos alunos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nenhuma avaliação está considerada. A apresentação é expositiva e baseia-se na discussão centrada nos interesses dos alunos, considerando as suas áreas de investigação em sistemas e tecnologias de informação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A estratégia seguida é a de uma clínica de investigação, para apoio e aprofundamento do trabalho dos alunos, procurando desenvolver a sua autonomia e a partilha em grupo com base na discussão.
Bibliografia:
Avgerou, C. & Lanzara, G. Willcocks, L. (editor). Bricolage, Care and Information: Claudio Ciborra’s Legacy in Information Systems Research. Palgrave Macmillan.
Docente (* Responsável):
Luis Borges Gouveia (lmbg@ufp.edu.pt)