Unidade Curricular:Código:
Grandes Temáticas de Marketing e Comunicação Estratégica763GTMC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
Atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre os principais paradigmas epistemológicos e científicos que influenciam atualmente a investigação na área do Marketing e da Comunicação Estratégica;
Proporcionar uma reflexão ampla sobre o papel do Marketing e na Comunicação nas organizações e avaliar o seu impacto atual nas sociedades ditas de conhecimento e da informação;
Desenvolver os conhecimentos e as competências dos estudantes relativamente aos recursos e às ferramentas de pesquisa, de recuperação e de partilha e comunicação de informação científica;
Desenvolver a capacidade crítica e ana
Conteúdos Programáticos:
Evolução do campo científico em Marketing e Comunicação Estratégica. Questões epistemológicas; Marketing e Comunicação 3.0; Os novos media; Marketing, Design e Inovação; Marketing, Sustentabilidade e Desenvolvimento; Grandes Tendências em Marketing e Comunicação Estratégica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O recurso a metodologias de ensino baseadas na exposição de conhecimentos téorico-práticos e na leitura crítica e reflexiva permitirá facultar as ferramentas necessárias ao domínio dos diferentes métodos de investigação e à concretização de um projecto de tese original
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica e debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se no grau de envolvimento e cumprimento das actividades propostas e implicará a apresentação de um trabalho de pesquisa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O recurso a metodologias de ensino baseadas na exposição de conhecimentos téorico-práticos e na leitura crítica e reflexiva permitirá facultar as ferramentas necessárias ao domínio dos diferentes métodos de investigação e à concretização de um projecto de tese original
Bibliografia:
- BADOC, M. (2001), O Marketing da Start-Up, Conceitos, Princípios e Métodos para Lançar com êxito a Sua Empresa, Lisboa: Bertrand Editora.
- FERREIRA, M. P., Santos, J.e Serra, F. (2008), Ser Empreendedor. Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo.
- FREIRE, A. (2006), Inovação, Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal, Lisboa: Editora V erbo.
- GASPAR, F.(2009), O Processo Empreendedor e a Criação da Empresa de Sucesso. Lisboa: Edições Sílabo.
- KAWASAKI, G. (2004), The Art of the Start: The Time-tested Battle – Hardered Guide for Anyone Starting anything, Penguin Books, USA.
- SARKAR, S. (2007), Empreendedorismo e Inovação, Lisboa: Escolar Editora.
- OSTERWALDER, A. & Pignuer, Y. (2010), Business Model Generation. USA: John Wiley & Sons
Docente (* Responsável):
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt)