Unidade Curricular:Código:
Grandes Temáticas de Estudos Multimediáticos763GTEM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias multimédia na sociedade, na cultura e nas artes, criticando e contextualizando as interfaces digitais, os ambientes virtuais e as novas formas de comunicação em rede. Redação de artigos científicos originais, em contexto de investigação, que promovam uma discussão acerca das Novas Tecnologias Multimédia. Aplicação de conhecimentos e capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares. Integrar conhecimentos. Comunicar, de uma forma clara e sem ambiguidades, a públicos diferentes, os resultados da investigação.
Conteúdos Programáticos:
1. Da reprodução técnica à representação numérica
2. Remediação, convergência e interatividade
3. A variabilidade digital como condição de instalibilidade textual
4. Cibertextualidades e ergodicidade textual
5. Cibercultura, imersão e literacia digital
6. Assuntos críticos em Multimédia: Preservação, visualização, avaliação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir a capacidade de compreensão de textos teóricos avançados acerca do impacto das tecnologias multimédia na sociedade, na cultura e nas artes, o programa está orientado para a identificação dos temas centrais do estado da arte em estudos de média digitais. Esta leitura e debate tem como objetivo a redação de um artigo científico original com qualidade de publicação em revistas científicas da área.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas, com exposição, pelo docente, em regime de seminário, seguidas de debate e acompanhadas por regime tutorial. A avaliação é feita pela assiduidade/participação nos debates.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A assiduidade e participação nos debates implicam a participação ativa na integração de conhecimentos e sua comunicação em contextos diferenciados.
Bibliografia:
BOLTER, J. D. & D. GROMALA (2003). Windows and Mirrors. Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency. MIT Press.
FUNKHOUSER, C. T. (2012). New Directions in Digital Poetry. London/NY: Continuum.
LEÃO, L., org. (2005). O chip e o caleidoscópio. Reflexões sobre as novas mídias. São Paulo, Editora SENAC.
MANOVICH, L. (2013). Software Takes Command. London/NY: Bloomsbury Academic.
TORRES, R. & PORTELA, M., orgs. (2013). Cibertextualidades, Número 5, Electronic Publishing Models for Experimental Literature. Porto, Ed. UFP.
TORRES, R. & BALDWIN, S., orgs. (2014). PO.EX: Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia by Pedro Barbosa, Ana Hatherly, and E.M. de Melo e Castro. West Virginia University Press / Center for Literary Computing.
Docente (* Responsável):
Rui Torres (rtorres@ufp.edu.pt)