Unidade Curricular: | Código: | ||
Grandes Temáticas das Ciências da Informação e da Documentação | 874GTCI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O curso apresenta os principais temas e problemas das Ciências da Informação e da Documentação, como um campo multidisciplinar do conhecimento. Os objectivos principais da Unidade Curricular são: - Compreender a dimensão documentalista tradicional e a emergência da Ciência da Informação, desde o séc. XVIII ao séc. XIX. - Compreender e discutir as questões fundamentais da viragem histórica e epistemológica da Ciência da Informação como um ramo do conhecimento autónomo. - Tomar conhecimento dos problemas e temas de investigação actuais em CI. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Das «Ciências Documentais» à Ciência da Informação 2. A problemática da Informação 3. Transdisciplinaridade e interdisciplinaridade da CI 4. A dimensão profissional e as novas competências 5. Metodologia da investigação em CI 6. Perspectivas de investigação em CI hoje | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Nesta unidade curricular serão abordados, diacronicamente, os principais temas e problemas da CI, na perspectiva de facultar aos alunos uma compreensão do actual panorama de desenvolvimento da disciplina. Cada ponto do programa contará com o lançamento de questões, examinando criticamente as possibilidades de resposta. O debate de ideias será suscitado na perspectiva de envolver os doutorandos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas apelando à participação reflexiva dos estudantes. Elementos de avaliação: Participação no Seminário. Apresentação de Ensaio Escrito. Qualidade do Ensaio Apresentado. Discussão do Ensaio Apresentado. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica, as aulas são expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada nas reflexões e análises produzidas em sala de aula e na realização e na apresentação do trabalho de pesquisa. | |||
Bibliografia: | |||
Freitas, Judite Gonçalves de (Dir.) (2012) - Ciência da Informação: contributos para o seu estudo, Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. Aquino, Mirian de Albuquerque (org.) (2002) - O Campo da ciência da informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora Universitária. Araújo, Carlos Alberto Ávila (2009) - “ Correntes teóricas da ciência da informação” Ciência da Informação, Brasília, vol. 38, p. 192-204. BORKO, Harold (1968) - Information science - what is it? American Documentation. Washington. 19:1 (Jan.) 3-5. Le Coadic, Yves-François (1996) - A Ciência da Informação, Brasília: Briquet de Lemos. Lessard- Hérbert, M., Goyette, G. e Botin, Gérard (2005) – A Investigação Qualitativa. Fundamentos e práticas, Lisboa: Instituto Piaget. SILVA, Carlos Guardado da (2013) - Perspectivas de investigação em Ciência da Informação, in VI Encontro Ibérico EDICIC, FLUP. Disponível em: http://ocs.letras.up.pt/index.php/EDICIC/edicic2013/paper/view/177 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Judite Freitas (jfreitas@ufp.edu.pt) |