Unidade Curricular:Código:
Grandes Temáticas das Ciências da Informação e da Documentação874GTCI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas e Tecnologias da Informação)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
O curso apresenta os principais temas e problemas das Ciências da Informação e da Documentação, como um campo multidisciplinar do conhecimento. Os objectivos principais da Unidade Curricular são:
- Compreender a dimensão documentalista tradicional e a emergência da Ciência da Informação, desde o séc. XVIII ao séc. XIX.
- Compreender e discutir as questões fundamentais da viragem histórica e epistemológica da Ciência da Informação como um ramo do conhecimento autónomo.
- Tomar conhecimento dos problemas e temas de investigação actuais em CI.
Conteúdos Programáticos:
1. Das «Ciências Documentais» à Ciência da Informação
2. A problemática da Informação
3. Transdisciplinaridade e interdisciplinaridade da CI
4. A dimensão profissional e as novas competências
5. Metodologia da investigação em CI
6. Perspectivas de investigação em CI hoje
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Nesta unidade curricular serão abordados, diacronicamente, os principais temas e problemas da CI, na perspectiva de facultar aos alunos uma compreensão do actual panorama de desenvolvimento da disciplina. Cada ponto do programa contará com o lançamento de questões, examinando criticamente as possibilidades de resposta. O debate de ideias será suscitado na perspectiva de envolver os doutorandos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas apelando à participação reflexiva dos estudantes.
Elementos de avaliação:
Participação no Seminário.
Apresentação de Ensaio Escrito.
Qualidade do Ensaio Apresentado.
Discussão do Ensaio Apresentado.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica, as aulas são expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada nas reflexões e análises produzidas em sala de aula e na realização e na apresentação do trabalho de pesquisa.
Bibliografia:
Freitas, Judite Gonçalves de (Dir.) (2012) - Ciência da Informação: contributos para o seu estudo, Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
Aquino, Mirian de Albuquerque (org.) (2002) - O Campo da ciência da informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora Universitária.
Araújo, Carlos Alberto Ávila (2009) - “ Correntes teóricas da ciência da informação” Ciência da Informação, Brasília, vol. 38, p. 192-204.
BORKO, Harold (1968) - Information science - what is it? American Documentation. Washington. 19:1 (Jan.) 3-5.
Le Coadic, Yves-François (1996) - A Ciência da Informação, Brasília: Briquet de Lemos.
Lessard- Hérbert, M., Goyette, G. e Botin, Gérard (2005) – A Investigação Qualitativa. Fundamentos e práticas, Lisboa: Instituto Piaget.
SILVA, Carlos Guardado da (2013) - Perspectivas de investigação em Ciência da Informação, in VI Encontro Ibérico EDICIC, FLUP. Disponível em: http://ocs.letras.up.pt/index.php/EDICIC/edicic2013/paper/view/177
Docente (* Responsável):
Judite Freitas (jfreitas@ufp.edu.pt)