Unidade Curricular: | Código: | ||
Grandes Temáticas das Ciências da Informação e da Documentação | 763GTCI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O curso apresenta os principais temas e problemas das Ciências da Informação e da Documentação, como um campo multidisciplinar do conhecimento. Os objectivos principais da Unidade Curricular são: - Compreender a dimensão documentalista tradicional e a emergência da Ciência da Informação, desde o séc. XVIII ao séc. XIX. - Compreender e discutir as questões fundamentais da viragem histórica e epistemológica da Ciência da Informação como um ramo do conhecimento autónomo. - Tomar conhecimento dos problemas e temas de investigação actuais em CI. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Epistemologia da Ciência da Informação 2. Transdisciplinaridade e interdisciplinaridade da CI 3. Os temas da Ciência da Informação 4. Tendências da pesquisa e produção científica atuais 5. A dimensão científica, profissional e as novas competências 6. Metodologia da investigação em CI | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Nesta unidade curricular serão abordados, diacronicamente, os principais temas e problemas da CI, na perspetiva de facultar aos alunos uma compreensão do atual panorama de desenvolvimento da disciplina. Cada ponto do programa contará com o lançamento de questões, examinando criticamente as possibilidades de resposta. O debate de ideias será suscitado na perspetiva de envolver os doutorandos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas apelando à participação reflexiva dos estudantes. Elementos de avaliação: Participação no Seminário. Apresentação de Ensaio Escrito. Qualidade do Ensaio Apresentado. Discussão do Ensaio Apresentado. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular de natureza teórica, as aulas são expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada nas reflexões e análises produzidas em sala de aula e na realização e na apresentação do trabalho de pesquisa. | |||
Bibliografia: | |||
Bawden, D. (2014), "Research trends in information science", Journal of Documentation, Vol. 70 No. 3. Connaway, L. S. & Radford, M. L. (2016). Research Methods in Library and Information Science (Library and Information Science Text). Libraries Unlimited. Dora, M. & Kumar, H. A. (2019). National and international trends in library and information science research: A comparative review of the literature, IFLA Journal, Volume: 46 issue: 3: 234-249. Jourdey, D. N. (2017). The Organization of Information (Library and Information Science). London: Libraries Unlimited Pinheiro, L. V. R. (2018). Mutações na ciência da informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Informação e Sociedade: Estudos, v. 28, n. 3, p. 115-134. Silva, J. C. e Gomes, H. F. (2015). Conceitos de informação na Ciência da Informação: perceções analíticas,... Informação e Sociedade: Estudos, v. 25, n.1, p. 145-157. Silva. C. G. (2019). Investigação em Ciência da Informação. Lisboa: Edições Colibri. |