Unidade Curricular: | Código: | ||
Elaboração de Relatórios | 874EREL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) | 15 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 195 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Saber fazer um relatório demonstrando domínio das competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico, bem como capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar. Desenvolver a capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de integridade académica | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 - Conceito de Relatório 2 - Como se elabora um Relatório 3 - Elaboração de um Relatório | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conceitos e competências adquiridas na unidade curricular, fornecerão os conhecimentos e instrumentos necessários para a elaboração de relatórios, tendo em vista desenvolver a capacidade de compreensão sistemática do domínio científico de estudo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Método expositivo, dinâmica de grupos, sessões de aplicação de conhecimentos, casos práticos. A avaliação será feita mediante a entrega de um relatório temático ou de atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa doutoral. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia usada permite consolidar os conhecimentos sobre elaboração de relatórios, com vista à sua aplicação durante o processo de doutoramento, tendo em vista analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas e comunicar com os pares, a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre a área de especialização. | |||
Bibliografia: | |||
BECK, L. (2015) Writing Successful Report and Dissertations, Reading:Sage. ESTRELA, E., SOARES, M. A., LEITÃO, M. J. (2013). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, 9ª ed., Alfragide, Publicações Dom Quixote. (na Biblioteca UFP - BAC 001.89/EST/56240) FREIXO, M. J. V. (2013). Metodologia Científica, Fundamentos, Métodos e Técnicas, 4ª ed., Lisboa, Instituto Piaget. (na Biblioteca UFP - BRR 001.89/FRE/87104) KIRKMAN, J. (2005) Good Style: Writing for Science and Technology 2nd ed. Abingdon; Routledge. ODEN O.; Burgess, H. (2017) How doctoral students and graduates describe facilitating experiences and strategies for their thesis writing learning process: a qualitative approach. Studies in Higher Education. March. Vol. 42 Issue 3, p572-590 (na b-on) REID, M. (2012) Report Writing, Basingstoke: Palgrave Macmillan. TRIBE, R.; Tunariu, A. D. (2017) Preparing for and writing up your doctoral thesis. Psychology of Education Review. Autumn. Vol. 41 Issue 2, p4-13. (na b-on) |