Unidade Curricular:Código:
Desenho do Projecto de Investigação874DPIV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
Integrar os conhecimentos científicos e as competências da metodologia de investigação que garantam a autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica no domínio das ciências da comunicação e informação.
Conteúdos Programáticos:
Problemas teórico-metodológicos da investigação no domínio das ciências da comunicação e da informação. Estratégias de pesquisa bibliográfica e webgráfica. Guião para o desenho de um projecto de investigação. Principais estratégias de investigação e métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados. Apresentação dos resultados na investigação científica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Como o objetivo de que o aluno seja capaz de integrar os conhecimentos científicos e as competências da metodologia de investigação que garantam a autonomia na conceção, planeamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa empírica no domínio das ciências da comunicação e informação, os conteúdos da U. C. abordam os problemas teórico-metodológicos da investigação no domínio das ciências da comunicação e da informação, as estratégias de pesquisa bibliográfica e webgráfica, o guião para o desenho de um projecto de investigação, as principais estratégias de investigação e métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados (qualitativos e quantitativos) e a apresentação e comunicação dos resultados na investigação científica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua e final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Para o desenvolvimento e consolidação das competências de investigação, a U.C. segue uma uma metodologia de ensino que inclui pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas sobre as mesmas.
Bibliografia:
Bodgdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação - Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Campenhoudt, L. V. (2001). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Almedina: Coimbra.
Eco, U. (1991). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença.
Fortín, M. (2009). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Miller, D. C. (1991). Handbook of research design and social measurement. 5th ed. Newbury Park, Califomia: Sage Publications.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Metodologias de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Docente (* Responsável):
Luis Borges Gouveia (lmbg@ufp.edu.pt)