Unidade Curricular: | Código: | ||
As TIC Aplicadas às Necessidades Educativas Especiais | 1066TICS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm vindo a desempenhar um papel fundamental na Educação, com particular relevo na Educação Especial. Com esta UC Pretende-se: A. Motivar a reflexão crítica sobre o uso das TIC na educação, como fator de acesso ao currículo, face a uma nova sociedade do conhecimento. B. Problematizar a introdução das TIC na Educação Especial e sua importância na inclusão do aluno com NEE C. Identificar as diversas estratégias e equipamentos que podem contribuir para a supressão de barreiras à participação e à aprendizagem do aluno com NEE, de acordo com as suas problemáticas específicas. D. Identificar diversos tipos de Tecnologias no âmbito da Acessibilidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- Breve historial da introdução das TIC como factor de inovação na Educação: fundamentos, legislação/documentação e situação actual. 2- Questões sobre a importância da utilização das TIC como poderosa ferramenta educativa, suas possibilidades e problemáticas. 3- Análise crítica e experimentação das potencialidades dos diversos tipos de software, ambientes e robótica para utilização educativa. 4- Possibilidades das aplicações informáticas mais correntes na prática pedagógica e na construção de atividades didáticas. 5- Aplicação das TIC na Educação Especial: objetivos, expectativas e soluções. 6- Acessibilidade e Tecnologias de Apoio para as NEE: a. Mobilidade, autonomia e funcionalidade; b. Ajudas técnicas, adaptações materiais e tecnologias de compensação; c. Acessibilidade ao computador; d. Suporte à Comunicação Aumentativa e Alternativa. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos 1 e 2 destinam-se a dotar os formandos de um conhecimento crítico sobre os fundamentos do trabalho em educação especial, nomeadamente a aplicação de tecnologias de apoio e as suas potencialidades, devidamente desenvolvidas nos pontos A e B dos objetivos, permitindo a criação de uma base teórica e de princípios, que devem alicerçar a prática e a tomada de decisões, no âmbito das competências de um docente de educação especial, definidas em lei, ligadas à promoção da inclusão dos alunos. Os conteúdos 3, 4 e 5 destinam-se a operacionalizar os objectivos C, D, fornecendo informação sobre as diversas opções tecnológicas ao dispor dos docentes e a sua correta avaliação e utilização, quer em termos de adequação em relação às suas necessidades, quer em termos de fidelidade aos objectivos da acção da educação especial, quer em termos de software e aplicações correntes, quer em termos das tecnologias específicas destinadas a cada domínio de problemáticas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia: 1. Aulas expositivas dialogadas e dinâmica de grupo. 2. Discussão e comentário de textos, temas, casos e/ou situações práticas. 3. Sessões de demonstração e experimentação. 4. Sessões práticas de acessibilidade, utilização de software e construção de materiais pedagógicos. Avaliação: A1. Elaboração de uma tabela de comunicação em símbolos SPC e de uma ficha e formulário word para alunos com deficiência mental e/ou motora, de acordo com as atividades práticas realizadas nas aulas. A2. Em alternativa o aluno poderá elaborar um texto teórico de análise da bibliografia dada sobre uma das temáticas abordadas no decorrer das aulas. (40%) B. Trabalho prático: elaboração de um objeto de aprendizagem (OA) destinado a um público com necessidades educativas especiais, com recurso ao software de autor, para elaboração de materiais educativos digitais (60%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A exposição das matérias alicerçada em exemplos e casos práticos, bem como no diálogo e na reflexão partilhada, (metodologias 1 e 2), permite uma melhor explicação e interiorização dos princípios em causa e fornecem ferramentas aos formandos para uma prática crítica e informada nas decisões a tomar no âmbito dos objetivos A e B. As sessões de demonstração, avaliação e de utilização prática das tecnologias (metodologias 3 e 4), permitem que a informação dos objetivos C e D seja transmitida com uma ligação ao concreto, para uma melhor perceção das ferramentas disponíveis e uma ligação entre o conhecimento e a sua implementação na ação. Nesse âmbito a metodologia será mais focada na elaboração de trabalhos práticos através do estudo de caso, no contacto com materiais e em momentos de reflexão discutida; privilegiando uma abordagem contínua no âmbito da experimentação e aplicação dos conhecimentos. | |||
Bibliografia: | |||
CORREIA, L. M. (2013). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: um guia para Educadores e Professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora. (BFP- 376/COR/72657) Fachinetti, T; Gonçalves, A & Lourenço G (2017). Processo de Construção de Recurso de Tecnologia Assistiva para Aluno com Paralisia Cerebral em Sala de Recursos Multifuncionais. Revista Brasileira de Educação Especial Marília Oct./Dec 23 (4) FERREIRA, S.; Almeida, A. (2015) Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com NEE. In: Revista Portuguesa de Educação. Junho 28(1):59-93 (b-on) OMS (2019) Global perspectives on assistive technology: proceedings of the GReAT Consultation N. Layton & J. Borg, editors. WHO, Geneva, 22–23 August 2019. Vol1. PASCUAS-RENGIFO, Y. S. et al. (2015) Tecnologías de la información y las comunicaciones para personas con necesidades educativas especiales In: Entramado. July 11(2):240-248 (b-on) |