Unidade Curricular: | Código: | ||
Reabilitação Psicomotora | 935RPMT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Abordar princípios orientadores das principais teorias sobre reabilitação psicomotora; 2. Identificar componentes do comportamento aberto na comunicação interpessoal verbal e não-verbal; 3. Utilizar estratégias de identificação e solução de problemas e gestão de conflitos; 4. Reconhecer comportamentos assertivos em diferentes contextos; 5. Abordar tipos de reabilitação modelos de serviço no âmbito da reabilitação psicomotora; 6. Identificar áreas e técnicas de intervenção no âmbito da psicomotricidade; 7. Identificar estratégias de desenvolvimento psicomotor normativo, desenho projetivo e programa de competências sociais. 8. Distinguir educação psicomotora, reeducação psicomotora e terapia psicomotora; 9. Reconhecer estratégias e atividades para intervenção nas escolas inclusivas; 10. Compreender as funções do docente de educação especial na escola inclusiva; 11. Pesquisar modelos de intervenção psicomotora; 12. Desenvolver o espírito crítico, a iniciativa e a criatividade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Enquadramento concetual das principais teorias sobre reabilitação psicomotora; 2. Componentes do comportamento aberto na comunicação interpessoal verbal e não-verbal; 3. Estratégias de identificação e solução de problemas e gestão de conflitos; 4. Tipos de comportamentos assertivos em diferentes contextos; 5. Modelos de reabilitação e de serviço no âmbito da reabilitação psicomotora; 6. Âmbito e técnicas de intervenção em psicomotricidade; 7. Desenvolvimento psicomotor normativo, desenho projetivo e programa de competências sociais; 8. Reabilitação psicomotora alusiva ao apoio e desenvolvimento de atividades nas escolas inclusivas; 9. Intervenção psicomotora do docente de educação especial no âmbito da escola inclusiva; 10. Modelos de intervenção psicomotora no âmbito da educação inclusiva. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram definidos em clara correspondência com os objetivos da unidade curricular: - Os conteúdos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 referentes à dimensão mais teórica, visam o cumprimento dos objetivos 1, 2, 3, 4, 5 e 6. - Os conteúdos 7, 8, 9 e 10, referentes à dimensão de caráter mais prático, estão diretamente relacionados com os objetivos 7, 8, 9, 10 e 11. - Todos os conteúdos estão relacionados com o objetivo 12, que é assim desenvolvido durante todo o percurso na unidade curricular. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino articula 2 dimensões: 1. Expositiva: apresentação dos conceitos teóricos pelos docentes acompanhados de meios de informação complementares. As atividades podem decorrer individualmente ou em grupo. 2. Dimensão de carácter prático: exercícios e aplicação prática dos casos concretos através das programações propostas e criação de momentos de reflexão e orientação individualizada do trabalho final. A metodologia de avaliação contempla 2 modalidades: 1. A avaliação contínua, de natureza formativa: conteúdos e reflexão nas atividades letivas (componente teórica), que inclui recursos de participação nas sessões (envolvimento, frequência, qualidade das intervenções individuais e em grupo) e elementos de fundamentação científica nas tarefas propostas (50%). 2. A avaliação final, de natureza sumativa: verificação de capacidades e conhecimentos e aplicação de conteúdos ministrados (componente prática), através da apresentação de um trabalho final individual (50%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino desta unidade curricular visa facultar ao estudante, numa primeira fase, a informação necessária que lhe permita, por um lado, aceder a um quadro teórico sobre abordagens da reabilitação psicomotora e, por outro lado, tornar-se autónomo na recolha e na própria análise das medidas e apoios de suporte à aprendizagem e envolvimento no âmbito da escola inclusiva, tanto as que vêm sendo transmitidas oralmente como as que se encontram registadas nos mais diversos suportes. Nesta fase inicial, a metodologia cruza momentos de exposição e partilha de recursos da parte dos professores com atividades pontuais e específicas, realizadas pelos estudantes, de prática sobre os temas abordados, incidindo esta tanto em exercícios centrados na expressão oral dos participantes como em exercícios de pesquisa e análise textual, interativa e multimédia. A segunda fase consiste na conceção e elaboração de trabalhos individuais e em pequenos grupos (se possível), a partir de cenários reais ou virtuais, com vista à experimentação, pelos estudantes de múltiplas formas de representação, ação, expressão e envolvimento na realização de propostas educativas e planificações de intervenção para as crianças / alunos com apoios psicomotores e ações de natureza reabilitativa nas escolas inclusivas. Esta opção metodológica coloca o estudante no centro das suas pesquisas, opções e realizações, permitindo-lhe, também, no desenvolvimento desse percurso, uma permanente partilha e discussão com os colegas do seu grupo. Os docentes assumem-se, nesta fase, como orientadores e um interlocutores privilegiados na partilha de informação, experiências, discussões e nas tomadas de decisão. | |||
Bibliografia: | |||
APA. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596 APP (2020). Psicomotricidade em Portugal. https://www.appsicomotricidade.pt/ CAST (2011). Universal Design for Learning guidelines version 2.0. Wakefield, MA: Author. DL n.º 54/2018. D.R. 1.ª Série, n.º 129 (2018-07-06). 2918-2928. EFP (2020). General Information. https://psychomot.org/psychomotricity Ferraz, M. (Org.) (2009). Terapias Expressivas Integradas. Coleção Expressão em Terapia. Venda do Pinheiro: Tuttirév. Fonseca, V. (2005). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora Editora. ME-DGE (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Portugal. Santana M. (2020). Psicomotricidade e aprendizagem [Diapositivos PowerPoint]. https://www.slideserve.com/bao/psicomotricidade-e-aprendizagem WHO (2019). International statistical classification of diseases and related health problems (11th ed.). https://icd.who.int/ | |||
Docente (* Responsável): | |||
Andreia Castro (andreiac@ufp.edu.pt) Francisco Pires Alves (fjalves@ufp.edu.pt) |