Unidade Curricular:Código:
Reabilitação Psicomotora1066RPMT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Abordar princípios orientadores das principais teorias sobre reabilitação psicomotora;
2. Identificar componentes do comportamento aberto na comunicação interpessoal verbal e não-verbal;
3. Utilizar estratégias de identificação e solução de problemas e gestão de conflitos;
4. Reconhecer comportamentos assertivos em diferentes contextos;
5. Abordar tipos de reabilitação modelos de serviço no âmbito da reabilitação psicomotora;
6. Identificar áreas e técnicas de intervenção no âmbito da psicomotricidade;
7. Identificar estratégias de desenvolvimento psicomotor normativo, desenho projetivo e programa de competências sociais.
8. Distinguir educação psicomotora, reeducação psicomotora e terapia psicomotora;
9. Reconhecer estratégias e atividades para intervenção nas escolas inclusivas;
10. Compreender as funções do docente de educação especial na escola inclusiva;
11. Pesquisar modelos de intervenção psicomotora;
12. Desenvolver o espírito crítico, a iniciativa e a criatividade.
Conteúdos Programáticos:
1. Enquadramento concetual das principais teorias sobre reabilitação psicomotora;
2. Componentes do comportamento aberto na comunicação interpessoal verbal e não-verbal;
3. Estratégias de identificação e solução de problemas e gestão de conflitos;
4. Tipos de comportamentos assertivos em diferentes contextos;
5. Modelos de reabilitação e de serviço no âmbito da reabilitação psicomotora;
6. Âmbito e técnicas de intervenção em psicomotricidade;
7. Desenvolvimento psicomotor normativo, desenho projetivo e programa de competências sociais;
8. Reabilitação psicomotora alusiva ao apoio e desenvolvimento de atividades nas escolas inclusivas;
9. Intervenção psicomotora do docente de educação especial no âmbito da escola inclusiva;
10. Modelos de intervenção psicomotora no âmbito da educação inclusiva.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram definidos em clara correspondência com os objetivos da unidade curricular:
- Os conteúdos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 referentes à dimensão mais teórica, visam o cumprimento dos objetivos 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
- Os conteúdos 7, 8, 9 e 10, referentes à dimensão de caráter mais prático, estão diretamente relacionados com os objetivos 7, 8, 9, 10 e 11.
- Todos os conteúdos estão relacionados com o objetivo 12, que é assim desenvolvido durante todo o percurso na unidade curricular.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino articula 2 dimensões:
1. Expositiva: apresentação dos conceitos teóricos pelos docentes acompanhados de meios de informação complementares. As atividades podem decorrer individualmente ou em grupo.
2. Dimensão de carácter prático: exercícios e aplicação prática dos casos concretos através das programações propostas e criação de momentos de reflexão e orientação individualizada do trabalho final.
A metodologia de avaliação contempla 2 modalidades:
1. A avaliação contínua, de natureza formativa: conteúdos e reflexão nas atividades letivas (componente teórica), que inclui recursos de participação nas sessões (envolvimento, frequência, qualidade das intervenções individuais e em grupo) e elementos de fundamentação científica nas tarefas propostas (50%).
2. A avaliação final, de natureza sumativa: verificação de capacidades e conhecimentos e aplicação de conteúdos ministrados (componente prática), através da apresentação de um trabalho final individual (50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino desta unidade curricular visa facultar ao estudante, numa primeira fase, a informação necessária que lhe permita, por um lado, aceder a um quadro teórico sobre abordagens da reabilitação psicomotora e, por outro lado, tornar-se autónomo na recolha e na própria análise das medidas e apoios de suporte à aprendizagem e envolvimento no âmbito da escola inclusiva, tanto as que vêm sendo transmitidas oralmente como as que se encontram registadas nos mais diversos suportes. Nesta fase inicial, a metodologia cruza momentos de exposição e partilha de recursos da parte dos professores com atividades pontuais e específicas, realizadas pelos estudantes, de prática sobre os temas abordados, incidindo esta tanto em exercícios centrados na expressão oral dos participantes como em exercícios de pesquisa e análise textual, interativa e multimédia. A segunda fase consiste na conceção e elaboração de trabalhos individuais e em pequenos grupos (se possível), a partir de cenários reais ou virtuais, com vista à experimentação, pelos estudantes de múltiplas formas de representação, ação, expressão e envolvimento na realização de propostas educativas e planificações de intervenção para as crianças / alunos com apoios psicomotores e ações de natureza reabilitativa nas escolas inclusivas. Esta opção metodológica coloca o estudante no centro das suas pesquisas, opções e realizações, permitindo-lhe, também, no desenvolvimento desse percurso, uma permanente partilha e discussão com os colegas do seu grupo. Os docentes assumem-se, nesta fase, como orientadores e um interlocutores privilegiados na partilha de informação, experiências, discussões e nas tomadas de decisão.
Bibliografia:
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