Unidade Curricular: | Código: | ||
Perturbações da Linguagem, Leitura e Escrita na Criança com Défice Cognitivo e Motor | 935PLLE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Desenvolver conhecimentos teórico-práticos relacionados com o tema em estudo de forma a compreender como se processa o desenvolvimento e as perturbações do desenvolvimento da linguagem e as suas implicações na aprendizagem da leitura e da escrita. 2. Promover um conjunto de informações sobre as dificuldades e perturbações especificas da linguagem, da leitura e da escrita, evidenciando a importância do desenvolvimento de planos de intervenção com adequação das estratégias de ensino-aprendizagem | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I - Pressupostos teóricos sobre o desenvolvimento e as perturbações da linguagem: aquisição, desenvolvimento e perturbações do desenvolvimento da linguagem: causas, sinais de risco e suas implicações. II- As dificuldades e perturbações específicas da aprendizagem da leitura e escrita em contexto escolar- conceito, fundamentos, tipologia e características. III – A Comunicação Aumentativa e Alternativa como uma ferramenta para a inclusão IV - Desafios atuais colocados aos docentes para uma intervenção educativa adequada. Estratégias de intervenção e medidas educativas em contexto de sala de aula e intervenção pedagógica de reeducação em contexto individual. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As perturbações do desenvolvimento e as perturbações da linguagem, possuem um conjunto de características próprias, e colocam, atualmente, um grande desafio aos profissionais de educação. Deste modo, os conteúdos programáticos na unidade I privilegiam o aprofundamento teórico sobre o desenvolvimento da linguagem oral e as perturbações do desenvolvimento da linguagem recetiva e expressiva, integrando conhecimentos, aptidões e competências,para a compreensão de dificuldades especificas, permitindo atingir os objetivos da unidade curricular. Na unidades II os conteúdos programáticos permitem o aprofundamento teórico sobre as perturbações específicas da aprendizagem da leitura e escrita em contexto escolar. Nas unidades III e IV são abordados conteúdos relacionados com estratégias de intervenção, promovendo-se a aplicação dos conhecimentos teóricos a casos práticos de forma a desenvolver uma intervenção educativa adequada, tendo em conta a especificidade de cada situação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Cada sessão poderá contemplar momentos de componente teórica e/ou prática, podendo incluir atividades individuais e/ou de grupo, relacionadas com as temáticas abordadas, com debate e reflexão. A avaliação é composta por duas componentes: a formativa, que decorrerá através da resposta a questões em debate em sala de aula, com peso de 20%, (10% +10%) e a sumativa, que decorrerá da apreciação dos 2 trabalhos individuais realizados, com peso de 80% (40%+40%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade I será alvo de uma exposição teórica sobre o desenvolvimento da linguagem oral e as perturbações da linguagem ao nível recetivo e expressivo e os seus conteúdos serão também explorados n conhecimento sobre suas causas, sinais de risco e suas implicações. A unidade II de cariz teórico-prático os seus conteúdos serão explorados no contexto da compreensão sobre as perturbações específicas de aprendizagem da leitura e escrita, permitindo aos alunos prepararem leituras e sistematizarem conhecimentos específicos sobre a intervenção. Nas unidades III e IV de cariz essencialmente prático far-se-á uma exposição teórica sobre a importância da adequação no processo ensino-aprendizagem, com o desenvolvimento de estratégias de intervenção e medidas educativas em contexto educativo e de sala de aula, salientando-se a Comunicação Aumentativa e Alternativa como uma ferramenta para a Inclusão. | |||
Bibliografia: | |||
American Psychiatric Association (2014). DSM-5: Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (Quinta Edição). Lisboa: Climepsi Editores Cruz, V. (2016). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lisboa: Lidel Mayring, P. (2015). Qualitative content analysis: Theoretical background and procedures. In A. Bikner-Ahsbahs, C. Knipping, & N. Presmeg (Eds.), Approaches to qualitative research in mathematics education (pp. 365-380). Dordrecht: Springer. Nielsen, L. B. (2011). Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula- Um Guia para Professores. Porto: Porto Editora, Lda. Vygotsky, L. S. (1991). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes |