Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social | 1066PADS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Promover a aquisição de conhecimentos de quadros concetuais no domínio da Psicologia da Aprendizagem; (ii) Adquirir conhecimento fundamental no campo da Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social; (iii) Aplicar conhecimento básico do campo da Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social na análise de situações do campo educativo; (iv) Conhecer os processos e estratégias de aprendizagem e de motivação e saber aplicá-los em diversos contextos (v) Desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Aprendizagem e da Dimensão Social; (vi) Conhecer e avaliar criticamente padrões diferenciados de interação entre indivíduos e grupos em contextos educativos. (vii) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (viii) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Psicologia da Aprendizagem 1.1.Definições e principais teorias da aprendizagem; 1.2. Implicações pedagógicas das teorias 1.3. Ambientes de aprendizagem e de motivação 1.4. Estratégias de aprendizagem 1.5. Perturbações de Aprendizagem Especificas 2. Dimensão Social 2.1. Conceitos de Educação, Desenvolvimento e Sociedade. Educação, Familias e Comunidade E 2.2. A Escola como organização social. 2.3. Atividade Educativa (Modalidade, funções e papéis). 2.4. Relacionamento Interpessoal em Contextos Educativos 2.5. Relação Educativa e Diversidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1: para a consecução dos objetivos é privilegiada a abordagem de matérias teóricas específicas, permitindo integrar conhecimentos, competências e capacidades para conhecer as teorias, as implicações pedagógicas destas, a aplicação prática em diferentes contextos das diferentes estratégias assim como desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Aprendizagem. Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas referentes à Dimensão Social e, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades quanto aos Conceitos de Educação, Desenvolvimento e Sociedade. Educação, Familias e Comunidade; a Escola como organização social, relacionamentos e relações educativas e diversidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas . As aulas teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos. Dar-se-á ênfase à promoção de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Serão feitos trabalhos a pares nas horas de trabalho e que serão depois submetidos à análise e discussão pelos alunos da turma. A avaliação de conhecimentos consistirá na realização de 1 trabalho individual escrito (a); na elaboração de 1 trabalho de grupo com análise e discussão em grupo (b). O resultado final (RF) será obtido através da fórmula: RF = 60% (a) + 40% (b). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O desenvolvimento das aulas decorrerá integrando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da UC. O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com o conhecimento prévio dos alunos. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Será estimulado um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber levando à partilha do conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar uma aprendizagem motivadora e significativa onde conhecimentos adquiridos, podem ser aplicados em diferentes contextos e variáveis. O trabalho prático de grupo exigido aos alunos terá um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, assim como a partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo. A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas. | |||
Bibliografia: | |||
1. Abrantes, P. & Sebastião, J. (2012). Portões que se abrem e que se fecham. Processos de inclusão e de segregação nas escolas públicas portuguesas. Em Dornelas et a.l (org.), Portugal Invisível. Lisboa: Ed. Mundos Sociais, 75-93. 2. Barroso, J. (2005). Politicas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Livraria Aberta; 3. Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem. Lisboa: Editora Sílabo. 4. Kail, R. (2004). A criança. S. Paulo: Pearson Prentice Hall. 5. Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw-Hill. 6. Torres, L. & Palhares, J. A. (2009). Estilos de Liderança e Escola Democrática, Actas do Encontro Sociedade e Educação. Lisboa: Universidade do Minho. 7. van de Pol, J., Volman, M. & Beishuizen, J. (2010) Scaffolding in teacher-student interaction: A decade of research. Educational Psychology Review 8. Vygotsky, L. (2008). Pensamento e Linguagem. Lisboa: Relógio D´Água. |