Unidade Curricular:Código:
Mediação e Resolução de Conflitos935MRCO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo no contexto da educação e a mediação escolar;
2. Demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de mediação escolar;
3. Saber identificar e problematizar as técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos na área da escola;
4. Ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos no contexto da escola;
5. Ter uma atitude autocrítica e de crítica construtiva;
6. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos:
1. O conflito.
Natureza do conflito – conceito, abordagens e tipologias.
O conflito na área da Educação.
2. A gestão construtiva de conflitos.
A gestão colaborativa e construtiva de conflitos na Educação.
3. Questões aprofundadas sobre mediação escolar.
Conceitos de mediação e de mediação escolar.
Tipos, funções e áreas de intervenção da mediação escolar.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram selecionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece uma perspectiva compreensiva do real alcance do domínio em aprendizagem. Os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, atualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada e a aplicação dos conhecimentos teóricos a casos práticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
No decurso das horas de contacto (distribuídas em aulas teórico-práticas, orientação tutorial e outros) são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua, garantida a percentagem mínima de assiduidade definida nas Normas Regulamentares, são considerados os seguintes elementos: participação ativa nas horas de contacto (20%) e trabalho teórico-prático individual (80%). O aluno que não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar o exame escrito final (100%). Para a creditação dos ECTS, o aluno deverá demonstrar a aquisição dos objetivos e competências definidos, obtendo uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Para o desenvolvimento e consolidação das competências de mediação e resolução de conflitos, a U.C. segue uma metodologia de ensino que inclui pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas sobre as mesmas.
Bibliografia:
Ay, S. C., Keskin, H. K., & Akilli, M. (2019). Examining the Effects of Negotiation and Peer Mediation on Students' Conflict Resolution and Problem-Solving Skills.
International Journal of Instruction, 12 (3), 717-730. B-on
Brandoni, F. (2017). Conflictos en la escuela. Manual de negociación y mediación para docentes. Sáenz Peña: EDUNTREF.
Bush, R., Baruch, A. & Folger, J. P. (2005). The promise of mediation: the transformative approach to conflict. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
Cunha, P., & Monteiro, A. P. (2018). Gestão de conflitos na escola. Lisboa: Pactor. BFP
González-Pérez, J. & Del Pozo, M. J. C. (2015). Educar para a Não-Violência – Educação com Valores e Prevenção da Violência Infantil e Juvenil. Lisboa: Bookout. BFP
Jares, X. R. (2002). Educação e conflito. Guia de educação para a convivência. Porto: Asa. BFP
Vasconcelos, C. E. (2018). Mediação de conflitos e práticas restaurativas (6ª Edição). São Paulo: Método.
Docente (* Responsável):
Pedro Cunha (pcunha@ufp.edu.pt)