Unidade Curricular:Código:
Metodologia da Investigação Científica II1066MIC2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta UC pretende-se que os estudantes (O1) saibam aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas na investigação científica, no método científico, na definição e elaboração de questões de investigação, (O2) demonstrem a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas , incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais da investigação qualitativa e quantitativa; (O3) Sejam capazes de comunicar os seus conhecimentos e os raciocínios de uma forma clara e sem ambiguidades na elaboração de projectos de investigação, relatórios e artigos no domínio da investigação educacional.
Conteúdos Programáticos:
CP1. A natureza da investigação em Educação
1.1. Enquadramento epistemológico e perspectiva histórica
1.2. Características da investigação qualitativa e quantitativa
CP2. Planos de investigação
2.1. Planos de investigação qualitativa, quantitativa e planos mistos
2.2. Formulação das questões de investigação
2.3. Estratégias de amostragem, acesso aos contextos e participantes da investigação
CP3. Metodologias de investigação em Educação
3.1. Critérios de rigor e qualidade
3.2. Princípios éticos na investigação científica
CP4. Orientações sobre a escrita em investigação
4.1. Normas da escrita científica
4.2. Redação do projeto de investigação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos, analisar e refletir de modo crítico sobre a investigação científica e as metodologias de investigação em contexto educativo. Assim: CP1 corresponde ao O1 e O2; CP2 e CP3 correspondem aos O2 e O3; CP4 corresponde ao O3
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Seminários de exposição teórica relativos aos conteúdos basilares em termos metodológicos, através de uma metodologia interrogativa e participativa no sentido de manter o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, seguidas por aulas de concretização prática das aprendizagens em exercícios de exemplificação das fases de investigação aplicados ao contexto específico da Educação; a avaliação consiste na elaboração do projeto de investigação (80%) com apresentação e discussão oral (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas (de caráter mais expositivo e participativo com apresentação, análise e discussão de estudos, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos para a investigação, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica sobre os dados. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, o desenvolvimento de competências, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência à investigação em contexto educativo
Bibliografia:
Bogdan, R. & Biklen, S.(2013). Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Cohen, L. Manion, L., & Morrisson, K. (2018). Research Methods in Education, 8th Edition, Routledge.
Creswell, J.W. (2009). Research design : qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. (3rd ed.). London: Sage
Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica . Lisboa : Monitor.
Ramrathan , L., le Grange, L., & Shawa, B. (2017). Ethics in educational research (pp. 432-443), In Labby Ramrathan, Lesley le Grange, Phillip Higgs (eds). Education Studies for Initial Teacher Education. Sage ed.
Tuckman, B. (2012). Manual de Investigação em Educação: Metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian