Unidade Curricular:Código:
Metodologia da Investigação Científica I1066MIC1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimentos e compreensão
O1. Distinguir Pesquisa, Método e Metodologia de Investigação Científicos. Processo e Projeto de Investigação.
O2. Distinguir Metodologias Quantitativas e Qualitativas. Analisar estudos científicos realizados sob tais metodologias. Avaliar e decidir sobre oportunidades de prosseguir uma linha de investigação quantitativa identificada.
Aplicação de conhecimentos e compreensão
O3. Identificar problemáticas a abordar, perguntas de partida e objetivos a prosseguir numa Abordagem Quantitativa. Formular hipóteses a confirmar ou infirmar.
Realização de julgamento e tomada de decisões
O4. Identificar a população alvo adequada a determinado trabalho de campo. Selecionar técnicas, instrumentos e tecnologias adequados à aquisição de dados.
Comunicação
O5. Construir o quadro de operacionalização, ponte entre a conceção e o desenho do estudo quantitativo a propor.
Autoaprendizagem
O6. Argumentar sobre o processo de construção de um pré-projeto de investigação.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Investigação em Educação. Metodologias e Métodos. Metodologias Quantitativas e Qualitativas, distinção e articulação. O Processo e o Projeto de Investigação.
CP2. Revisão da Literatura científica: justificação de decisão sobre o prosseguimento ode dada linha de Investigação.
Nota: conceitos construídos e operacionalizados analisando resultados de trabalho científico de outros, permitem atingir os objetivos 1 e 2.
CP3. As etapas do processo de investigação quantitativa. A conceção e desenho do Projeto e a formulação de hipóteses a testar.
CP4. Programar o trabalho de campo: população e amostra; técnicas e instrumentos de aquisição de dados. O inquérito por questionário.
CP5. Da conceção ao desenho do projeto de investigação: o Quadro de Contextualização e Operacionalização em metodologia quantitativa.
Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir os objetivos 3,4 e 5.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Programa definido segue o percurso:
A) Conceituar investigação pura, aplicada e aplicável; contexto, temáticas e problemas; o método científico. Metodologias e Métodos. Nota: conceitos construídos e operacionalizados analisando resultados de trabalho científico de outros, permitem atingir os objetivos 1 e 2.
B) As Etapas do processo de investigação científica sob metodologia quantitativa.
C) O trabalho de campo: fontes de dados e informação científicas; aquisição de dados e informação, nomeadamente por questionário ou entrevista.
D) Da conceção ao desenho de um projeto de investigação na área educacional. Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir os objetivos 2, 3, 4, 5.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O desenvolvimento da UC segue uma metodologia teórico-prática, com espaços de aprendizagem e de informação. Parte-se de um cenário escolhido pelos alunos para fazer, passo a passo, a construção/aplicação de conceitos e técnicas identificadas como necessárias/adequadas. O debate passo a passo dos trabalhos em construção permite a avaliação formativa continuada e uma valorização de uma componente sumativa de 25%. A construção, num pré-projeto de investigação quantitativa, do quadro de operacionalização será objeto de avaliação sumativa (75%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Como se referiu pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos sobre metodologia de trabalho científico e, em particular, entendam as etapas, produtos constituintes e intervenientes num projeto de investigação científica conduzido com metodologia quantitativa. Como tal, uma abordagem concretizada na elaboração do seu próprio pré-projeto é consequente com os objetivos acima definidos, dado que de todos exige concretização.
Bibliografia:
• Bryman, A. (2016) Social Research Methods, Oxford University Press.
• Walliman, N. (2017) Research Methods: the basics, Routledge.
• Hill, M. M. & Hill, A. (2019) Investigação por Questionário, Edições Sílabo, Lisboa. (B-on).
• Ortmanns, V., Schneider, S. L. (2016) Can we assess representativeness of cross-national survey using the education variable? In Survey Research Methods, 10 , 3, 189-210, DEU, 2016, Base de Dados SSOAR - Social Science Open Access Repository. (B-on).
• Ventura, T. (2014) Coord., Investigando Como se Educa, nº 1 "Crianças Especiais: Educação Inclusiva", Nota de Rodapé Edições, Lisboa.
• Delgado, S., Marín, B. & Sanchez, J. Coord. (2011) Métodos de investigación y análisis de datos en ciencias sociales y de la salud, Ediciones Pirámide, Madrid.
• Lopez, J. & Alonso, R. (2012) Teoría de la educación, metodología, focalizacion, Oxfordes – La mirada pedagógica, Netbiblo, S. L. (B-on).