Unidade Curricular: | Código: | ||
Modelos de Atendimento a Crianças com Espectro de Autismo | 1066MACE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Na Unidade Curricular Modelos de Atendimento a Crianças com Espetro do Autismo pretende-se que os estudantes sejam capazes de: O1. desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidade de compreensão sobre a atual conceptualização e classificação da PEA O2. aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas às respostas educativas, modelos e métodos de intervenção na PEA O3. Demonstrar a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções e planos de intervenção individualizado para alunos com PEA | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP 1. Delimitação conceptual da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) 1.1. Definição e Classificação da PEA 1.2. Características específicas e problemas associados nos alunos com PEA CP 2.- Respostas educativas à Perturbação do espectro do autismo (PEA) 2.1. A abordagem multinível na Educação Inclusiva 2.2. Modelos de intervenção na PEA CP3. Aplicação de modelos de intervenção na PEA | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) da UC, no sentido de promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprofundar conhecimentos, analisar e refletir de modo crítico sobre as atuais concepções da PEA e problemas associados; aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas e modelos de intervenção nos alunos com PEA. Assim CP1 corresponde a O1; CP2 corresponde a O2; CP3 corresponde a O3 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação incidirá na realização de um trabalho com proposta de intervenção na PEA (80%) com apresentação e discussão oral (20%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas (de caráter mais expositivo e participativo com estudos de casos, apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados, facilitando o relacionamento da pertinência dos mesmos para a intervenção, promovendo a integração de conceitos, capacidade de pesquisa, análise e reflexão crítica. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma, uma vez que permitem um aprofundamento de conhecimentos, fomentam o relacionamento de conceitos, a capacidade de análise, discussão e reflexão, com estabelecimento de ligação dos conteúdos abordados e da sua pertinência para a resposta educativa aos alunos com PEA. | |||
Bibliografia: | |||
APA(2014). DSM-5 - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Lisboa: CLIMEPSI. DGE(2018). Para uma Educação Inclusiva - Manual Apoio Prática (www.dge.pt) I.N. R (2016). Perturbação do espectro do autismo - e agora?: Guia para as famílias após o diagnóstico. Lisboa: INR Locke, J. et al (2019). Comparing P-B Model with R-B Model SS skills interv. children autism in schools. Res. ASD, 62, 10-17 Marinho, S. (2013). PEA e problemas emocionais e do comportamento. In M. C. Brito & A. R. Misquiatti (orgs), Transtornos do Espectro do Autismo e fonoaudiologia(pp.73-83). Curitiba:CRV. Singh, Suminthra. Kairaranga, (2019). Supporting the Implementation of E-BPractices for Children ASD, 20(2),3-15, Institute-of-education research, retrieved from https://eric.ed.gov/contentdelivery/ servlet/ERICServlet?accno=EJ1240092 Yu, L.& Zhu, X. (2018).Effectiveness of a SCERTS Model-Bas. Interv. Children ASD in Hong.kong. Jour. Aut.Dev.Disorders,48(11),3794-3807. |