Unidade Curricular:Código:
Microeconomia870MIC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos: Entender os princípios microeconómicos subjacentes ao comportamento dos consumidores e das empresas e a interação dos agentes em estruturas diferenciadas. Entender o mecanismo de preços como regulador dos mercados. Conhecer as teorias do consumidor, dos custos e da produção. Distinguir a análise microeconómica em diferentes estruturas de mercado.
Competências: aquisição de conhecimentos específicos em microeconomia; resolução de problemas; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; adaptação a novas situações; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
PARTE I – OFERTA, PROCURA E FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS: As forças de mercado da Oferta e da Procura; Elasticidades e sua aplicação; Intervenção do Estado; Bem-Estar. PARTE II – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Preferências; Restrição orçamental; Decisão ótima. PARTE III – COMPORTAMENTO DO PRODUTOR: Tecnologia e Produção; Estruturas de Mercado (Concorrência perfeita, Monopólio, Oligopólio).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos da unidade curricular apresentam-se coerentes com os objetivos na medida em que: Parte I. Permite compreender o funcionamento dos mercados de concorrência perfeita, através da análise do impacto no mercado resultante de alterações da oferta/procura; da relação entre elasticidades da oferta/procura e alterações ao equilíbrio; do impacto no mercado resultante da imposição de preços mínimos/máximos e impostos/subsídios. Parte II. Permite compreender a tomada de decisões económicas de consumidores, relacionando preferências, curvas de indiferença e a restrição orçamental. Parte III. Permite compreender a tomada de decisões económicas de produtores em diversas estruturas de mercado, através da interpretação e relacionamento entre produto/custo total/médio/marginal em período curto e longo. Em particular, analisa-se concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui a apresentação de conceitos e modelos teóricos, acompanhada de exemplos e elaboração de exercícios. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 3 testes de avaliação intermédios, com duração de 45m: T1 (35%); T2 (30%); T3 (35%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em microeconomia, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Krugman, P. e Wells, R. (2018). “Economics.” NY: Worth Publishers.
Krugman, P. e Wells, R. (2007). “Introdução à Economia”, 3/e. Rio de Janeiro: Elsevier.
Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). “Economics.” Hampshire: Cengage Learning.
Mankiw, N. G. (2008). “Introdução à Economia”, 6/e. São Paulo: Cengage Learning.
Morgado, A. J. e Ferreira, P. (2016) “Princípios de Microeconomia”. Lisboa: Rei Livros.
Pinho, M. (2016). Microeconomia - Teoria e Prática Simplificada, 3ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo
Robert, F. (2006). “Microeconomics and Behavior”. NY: McGraw-Hill.
Samuelson, P. e Nordhaus, D. (2011). “Economia”, 19/e. Lisboa: McGraw Hill.