Unidade Curricular: | Código: | ||
Macroeconomia | 870MAC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Gestão Comercial e Contabilidade | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Compreender os problemas e objectivos da análise macroeconómica. Compreender a mensuração conducente às principais grandezas macroeconómicas. Conhecer a fundamentação e entendimento clássico e keynesiano da macroeconomia no âmbito dos mercados de bens e serviço, de capital e do trabalho. Desenvolver competências que permitam estabelecer uma análise critica fundamentada de informação estatística e interpretação de orientações de políticas económica. Competências a desenvolver: análise e síntese; aquisição de conhecimentos específicos em macroeconomia; resolução de problemas; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; trabalho autónomo. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução – conceitos, objectivos e problemas da Macroeconomia 1. A Macroeconomia e a Contabilidade Nacional 1.1. O circuito económico 1.2. Identidades Fundamentais 1.2.1. Óptica do Produto 1.2.2. Óptica do Rendimento 1.2.3. Óptica da Despesa 2. As curvas da Procura e da Oferta Agregada 2.1. Os determinantes da procura agregada 2.2. Os determinantes da oferta agregada 2.3. Movimentos das curvas e ao longo das curvas 3. A Macroeconomia na perspectiva clássica 3.1. Análise às suas premissas de base 3.2. O mercado de bens e serviços 3.3. O mercado de trabalho 3.4. O mercado do capital 3.5 O equilíbrio global 4. A Macroeconomia na perspectiva keynesiana 4.1. As funções consumo e poupança 4.2. A função investimento 4.3 O sector Estado 4.4 O sector externo 4.5 O equilíbrio no mercado real 4.6 Os efeitos multiplicadores das variáveis de política económica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina procura dotar os alunos de uma compreensão do funcionamento de um sistema macroeconómico, nas perspectivas clássica e keynesiana. Inicia com a explicitação da relação entre o fluxo circular de rendimento, a contabilidade nacional e os modelos macroeconómicos. Neste âmbito, introduz os alunos aos conceitos fundamentais de medida em contabilidade nacional, que possibilitam, no âmbito da ótica da despesa, o entendimento da identidade macroeconómica fundamental subjacente ao exercício da política fiscal nas economias modernas. A observação do sistema macroeconómico é inicialmente estabelecida por recurso à análise gráfica das curvas AD e AS, estabelecendo-se uma leitura na perspectiva clássica e na perspectiva keynesiana dos seus principais determinantes e da correspondente formação dos equilíbrios. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medida e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica, dedução analítica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa. A avaliação das competências é aferida com base na realização de 2 testes de avaliação intermédios (50%+50%) ou exame final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada combina a apresentação expositiva de conteúdos, com desenho e análise gráfica e dedução analítica de modelos. Nos itens 1 a 3, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e cálculo de agregados. Nos item 4, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e dedução analítica de multiplicadores. Em qualquer um dos itens programáticos os alunos são conduzidos na resolução de exercícios. Para além da resolução de problemas, a aplicação prática dos conhecimentos é igualmente estabelecida através do recurso a exemplificações do andamento atual da macroeconomia dos Estados, com referencia particular para as economias europeia e portuguesa. | |||
Bibliografia: | |||
Blanco, A. F. (2018). What remains from the trade-off between inflation and unemployment? (A brief reflection on the Phillips curve), Iberian Journal of the History of Economic Thought, (1), p. 71. DOI: 10.5209/IJHE.60281. Dornbusch, R. e Fischer, S. (1994). “Macroeconomia”. Boston: McGraw-Hill. Erbschloe, M. (2017). Principles of Macroeconomics. Salem Press Encyclopedia. [B-on] Krugman, P. e Wells, R. (2007). “Introdução à Economia”, RJ: Elsevier. Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). “Economics.” Hampshire: Cengage Learning. Mankiw, N. G. (2008). “Introdução à Economia.” S. Paulo: Cengage Learning. Pinho, M. (2018). “Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada.” Lisboa: Sílabo. Samuelson, P. e Nordhaus, D. (2005). “Macroeconomia.” Lisboa: McGraw Hill |