Unidade Curricular:Código:
Investigação Operacional870IO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos: Compreender a importância da IO na gestão. Representar um sistema real num modelo matemático e, posteriormente, por recurso a técnicas computacionais, obter soluções para o modelo. Interpretar o significado das soluções obtidas e analisar o impacto de alterações nos valores dos parâmetros do modelo. Reconhecer e resolver problemas de transportes e de afetação como casos particulares de modelos de programação linear. Aplicar os métodos PERT e CPM na determinação das atividades críticas, no âmbito da gestão de projetos.
Competências: aquisição de conhecimentos e ferramentas específicas de IO no auxílio à tomada de decisão em diferentes contextos; adaptação a novas situações; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
Introdução: IO e management science, objeto, metodologia e exemplos de aplicação da IO. Programação Linear: formulação matemática e propriedades do modelo; resolução gráfica; resolução em excel; análise de sensibilidade; dualidade. Problemas Particulares de Programação Linear: problema de transportes e problema de afetação. Planeamento e Controlo de Projetos: rede de atividades; CPM; PERT
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Introdução. Permite compreender a importância da IO, através da apresentação da sua natureza, abrangência e apresentação da metodologia, baseada no método científico.
2. Programação Linear. Permite representar matematicamente problemas reais, através de programação linear. Para a resolução do problema é usado o método gráfico e a ferramenta Solver do MS Excel. A interpretação da solução do problema é acompanhada por uma análise de dualidade e de sensibilidade aos parâmetros.
3. Aplicações de Programação Linear. Permite reconhecer e resolver problemas de transportes e afetação, atraves da apresentação da sua estrutura, formulação e resolução, bem como da interpretação dos resultados.
4. Planeamento e Controlo de Projetos. Permite determinar as atividades críticas de projetos (com duração determinística e probabilística), através da construção de redes com atividades nos arcos e da aplicação dos métodos CPM e PERT.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e cálculo computacional. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação contínua consiste em 2 testes intermédios (45%+45%) e trabalhos de casa (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos da investigação operacional, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Hill, M. M. e Santos, M. M. (2015). Investigação Operacional, Volume I, Programação Linear, 3ª Ed.. Lisboa: Edições Sílabo.
Hill, M. M., Santos, M. M. e Monteiro, A. L. (2015). Investigação Operacional, Volume 3, Transportes, Afetação e Otimização em Redes, 2ª Ed.. Lisboa: Edições Sílabo.
Hillier, F.S. e Lieberman, G.J. (2014). Introduction to Operations Research, 10th Ed . Boston: McGraw Hill.
Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2019). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 6th Ed. Boston: McGraw Hill.
Menezes, L. (2009). Gestão de projetos, 3ª Ed.. São Paulo: Atlas.
Docente (* Responsável):
Sandra Bernardo (sbern@ufp.edu.pt)