Unidade Curricular:Código:
Investigação Operacional870IO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender a importância dos métodos quantitativos aplicados à gestão na tomada de decisão em diferentes áreas, como seja produção, marketing, investimento, escalonamento, transportes ou afetação. Representar um sistema real num modelo de programação linear; obter soluções para o modelo; extrair informação dos modelos no apoio o processo de tomada de decisão usado nas empresas. Identificar e abordar de forma estruturada problemas de decisão; construir modelos de problemas de decisão; identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas.
Conteúdos Programáticos:
Introdução: IO e management science, objeto, metodologia e exemplos de aplicação da IO. Programação Linear: formulação matemática e propriedades do modelo; resolução gráfica; resolução em excel; análise de sensibilidade; dualidade. Problemas Particulares de Programação Linear: problema de transportes e problema de afetação. Análise de decisão: Tomada de decisão determinística e Tomada de decisão com probabilidades.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Introdução. Permite compreender a importância da IO, através da apresentação da sua natureza, abrangência e apresentação da metodologia, baseada no método científico.
2. Programação Linear. Permite representar matematicamente problemas reais, através de programação linear. Para a resolução do problema é usado o método gráfico e a ferramenta Solver do MS Excel. A interpretação da solução do problema é acompanhada por uma análise de dualidade e de sensibilidade aos parâmetros.
3. Aplicações de Programação Linear. Permite reconhecer e resolver problemas de transportes e afetação, atraves da apresentação da sua estrutura, formulação e resolução, bem como da interpretação dos resultados.
4. Análise de decisão: Permite reconhecer e resolver problemas de decisão em condições de incerteza quanto a acontecimentos futuros.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e cálculo computacional. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação contínua consiste em 1 teste de avaliação (50%) e trabalhos de casa (50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos da investigação operacional, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Hill, M. M. e Santos, M. M. (2015). Investigação Operacional, Volume I, Programação Linear, 3ª Ed.. Lisboa: Edições Sílabo.
Hill, M. M., Santos, M. M. e Monteiro, A. L. (2015). Investigação Operacional, Volume 3, Transportes, Afetação e Otimização em Redes, 2ª Ed.. Lisboa: Edições Sílabo.
Hillier, F.S. e Lieberman, G.J. (2014). Introduction to Operations Research, 10th Ed . Boston: McGraw Hill.
Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2019). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 6th Ed. Boston: McGraw Hill.
Menezes, L. (2009). Gestão de projetos, 3ª Ed.. São Paulo: Atlas.