Unidade Curricular: | Código: | ||
Inglês II | 870ING2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Gestão Comercial e Contabilidade | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta UL pretende desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais, uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica do aluno, bem como promover a aprendizagem e investigação autónomas. Visa também a consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em Inglês. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Empreendedores 1.1. Descrever empresas 1.2. Stress e saúde no trabalho 1.3. Lugares de topo 2. Recursos humanos 2.1. Contratar e despedir 2.2. Avaliação de desempenho 2.3. Viajar 3. Gestão 3.1. Gestão do tempo 3.1.1. Planeamento e prazos 3.1.2. Just in time 3.2. Gestão de relações profissionais 4. Comércio eletrónico 4.1. E-Commerce 4.2. E-Work 4.3. Um almoço de negócios | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os temas escolhidos para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas em língua inglesa vão de encontro ao objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais na área da Gestão e da Contabilidade nesse idioma: Empreendedores, Descrever empresas, Saúde no trabalho, Lugares de topo, Recursos humanos, Contratar e despedir, Avaliação do desempenho, Viajar, Gestão, Gestão do tempo, Planeamento e prazos, E-Commerce, E-Work, Um almoço de negócios. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Com recurso ao livro do aluno da UL, desenvolvem-se diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua inglesa, direcionado para a área de formação dos alunos. A avaliação é contínua ou final. A avaliação contínua será o somatório de vários elementos (trabalhos de pesquisa, relatórios de leitura, participação oral, apresentação oral e escrita do trabalho de projeto e 2 testes escritos) para avaliar as diferentes competências. A nota final resultará da ponderação das várias prestações escritas e orais, com a seguinte ponderação: componente escrita 50%, componente oral 50%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas, inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua inglesa, adequam-se ao objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais, em língua inglesa. | |||
Bibliografia: | |||
Clarke, S. (2009) In company (Pre-intermediate). Oxford, Macmillan Eastwood, J. (2006). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford U P. Dignen, B.; Flinders, S.; Sweeney, S. (2005) English 365. Cambridge, Cambridge U P. Harding, K & Taylor, L.(2006) International Express. Oxford, Oxford U P. Marks, Jon (2007) Check your English Vocabulary for Banking and finance. London, A & C Black. Nettle, M. & Hopkins, D. (2003) Developing Grammar in Context. Cambridge, Cambridge U P. |