Unidade Curricular:Código:
Inglês I870ING1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta UL pretende desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais, uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica do aluno, bem como promover a aprendizagem e investigação autónomas. Visa também a consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês.
Conteúdos Programáticos:
I – Socialização
1. Expressões básicas
2. Saudações e apresentações
3. Na universidade
4. Candidatar-se a um trabalho
II - Comunicação e viagens
1. O livrete das viagens
2. Conversar ao telefone e as redes sociais
3. Reservar o voo e a estadia
III – Inglês no trabalho
1. Correspondência
2. História e perfil de empresas
3. Rotinas de trabalho e o uso da internet no trabalho
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os temas escolhidos para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas em língua inglesa vão de encontro ao objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais na área da Gestão e da Contabilidade nesse idioma: Socialização, Candidatar-se a um trabalho, Viagens, Conversar ao telefone e nas redes sociais, Correspondência, História e perfil de empresas, Rotinas de trabalho e o uso da internet no trabalho.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Com recurso ao livro do aluno da UL, desenvolvem-se diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua inglesa, direcionado para a área de formação dos alunos.
A avaliação é contínua ou final. A avaliação contínua será o somatório de vários elementos (trabalhos de pesquisa, relatórios de leitura, participação oral, apresentação oral e escrita do trabalho de projeto e 2 testes escritos) para avaliar as diferentes competências. A nota final resultará da ponderação das várias prestações escritas e orais, com a seguinte ponderação: componente escrita 50%, componente oral 50%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas, inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua inglesa, adequam-se ao objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais, em língua inglesa.
Bibliografia:
Clarke, S. (2009) In company (Pre-intermediate). Oxford, Macmillan
Eastwood, J. (2006). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford, Oxford U P.
Dignen, B.; Flinders, S.; Sweeney, S. (2005) English 365. Cambridge, Cambridge U P.
Harding, K & Taylor, L.(2006) International Express. Oxford, Oxford U P.
Marks, Jon (2007) Check your English Vocabulary for Banking and finance. London, A & C Black.
Nettle, M. & Hopkins, D. (2003) Developing Grammar in Context. Cambridge, Cambridge U P.