Unidade Curricular:Código:
Investigação e Análise de Mercados870IAM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos: Permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional futura, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados.
Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objectivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.
Conteúdos Programáticos:
1 Definições e Função da investigação pesquisa e análise de mercados.
2 Os Métodos Qualitativos.
3 Medição e Escalas de Medição.
4 Os Questionários.
5 A Amostragem.
6 A Análise de Dados.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo o objectivo primordial permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional futura, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados. Os pontos do programa:
1. Definições e Função da investigação pesquisa e análise de mercados. 2. Os Métodos Qualitativos. 3. Medição e Escalas de Medição. 4. Os Questionários. 5. A Amostragem.
6. A Análise de Dados.
Permitem atingir plenamente esse objectivo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua. Teste e trabalhos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino ao recorrer a: Aulas Teórico-práticas e Práticas Discussão e resolução de casos práticos Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas Exercícios de categorização Construção de escalas em função de objectivos. Recolha dos dados para o projecto Final Análise dos dados no programa SPSS Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos pra poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores.
Bibliografia:
Malhotra, N. (2016) Marketing Research, Prentice Hall.
Pereira, Alexandre (2006) SPSS - Guia Prático de Utilização, Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia (7ª Edição)
Docente (* Responsável):
Paulo Ramos (pramos@ufp.edu.pt)