Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação | 870GRC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Gestão Comercial e Contabilidade | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a capacidade de análise e síntese; a capacidade de aprender; a habilidade para resolver problemas; a capacidade de aplicar o conhecimento; a capacidade de adaptar-se a situações novas; a capacidade para trabalhar a informação; a capacidade de trabalhar autonomamente e em grupo; a liderança; as capacidades de investigação; a capacidade de compreensão a um nível que saibam aplicar os conhecimentos; a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Metodologia do trabalho científico. II. Leitura – Tipos de leitura; recolha e tratamento de informações. III. Produção escrita – As fases da composição. Tipologias textuais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Esta unidade curricular visa explorar uma diversidade de situações ao nível da metodologia do trabalho científico, da leitura e da produção escrita. Visa proporcionar aos alunos a orientação adequada para o contexto académico e também garantir a aquisição de competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O desenvolvimento dos temas processar-se-á articulando momentos de intervenção estruturada por parte do docente e momentos de partilha e discussão coletiva, em torno das questões em estudo. Pretende-se envolver os alunos em trabalhos de pesquisa e reflexão permanente. A avaliação é baseada em três elementos: Prova escrita: 60% Trabalho final com defesa oral: 30% Intervenção em aula e participação nas atividades: 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As apresentações teóricas-praticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a criar a consciência de que aprendemos ao longo da vida. | |||
Bibliografia: | |||
Bibliografia fundamental: BIZARRO, Rosa e FIGUEIREDO, Olívia – Da Palavra ao Texto. Porto: Edições ASA, 1994. REI, José Esteves – A Escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Porto Editora, 1994. SCHOPENHAUER, Arthur – Dialéctica Erística. Porto: Campo das Letras, 2001. SERAFINI, Maria Teresa – Saber Estudar e Aprender. Lisboa: Editorial Presença, 1991. |