Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação870GRC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
a capacidade de análise e síntese;
a capacidade de aprender;
a habilidade para resolver problemas;
a capacidade de aplicar o conhecimento;
a capacidade de adaptar-se a situações novas;
a capacidade para trabalhar a informação;
a capacidade de trabalhar autonomamente e em grupo;
a liderança;
as capacidades de investigação;
a capacidade de compreensão a um nível que saibam aplicar os conhecimentos;
a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Conteúdos Programáticos:
I. Metodologia do trabalho científico.
II. Leitura – Tipos de leitura; recolha e tratamento de informações.
III. Produção escrita – As fases da composição. Tipologias textuais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular visa explorar uma diversidade de situações ao nível da metodologia do trabalho científico, da leitura e da produção escrita. Visa proporcionar aos alunos a orientação adequada para o contexto académico e também garantir a aquisição de competências que permitam uma
aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O desenvolvimento dos temas processar-se-á articulando momentos de intervenção estruturada por parte do docente e momentos de partilha e discussão coletiva, em torno das questões em estudo. Pretende-se envolver os alunos em trabalhos de pesquisa e reflexão permanente.
A avaliação é baseada em três elementos:
Prova escrita: 60%
Trabalho final com defesa oral: 30%
Intervenção em aula e participação nas atividades: 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As apresentações teóricas-praticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a criar a consciência de que aprendemos ao longo da vida.
Bibliografia:
Bibliografia fundamental:
BIZARRO, Rosa e FIGUEIREDO, Olívia – Da Palavra ao Texto. Porto: Edições ASA, 1994.
REI, José Esteves – A Escrita – seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Porto Editora, 1994.
SCHOPENHAUER, Arthur – Dialéctica Erística. Porto: Campo das Letras, 2001.
SERAFINI, Maria Teresa – Saber Estudar e Aprender. Lisboa: Editorial Presença, 1991.