Unidade Curricular:Código:
Gestão Financeira870GFIN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos: Caracterizar os principais instrumentos e técnicas de análise financeira. Calcular e desenvolver um raciocínio crítico acerca dos diferentes indicadores económico-financeiros, bem como elaborar o diagnóstico da situação económico financeira da empresa. Conhecer os principais instrumentos de financiamento de empresas. Compreender e aplicar as noções gerais e especiais de amortização de empréstimos.
Competências: elaboração do diagnóstico da situação económico-financeira das empresas, nomeadamente no que respeita ao seu equilíbrio financeiro e à sua rentabilidade; selecionar fontes de financiamento adequadas; adaptação a novas situações; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
Finanças empresariais / Instrumentos e técnicas de análise. Estudo do equilíbrio financeiro. Estudo da rentabilidade. Financiamento das empresas: capitais próprios e capitais alheios.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Parte I permite caracterizar os principais instrumentos e técnicas de análise financeira através da reconhecimento da contabilidade como uma das fontes de informação para análise financeira, da preparação das demonstrações contabilísticas para a análise financeira e da utilização e seleção das técnicas de análise.
A Parte II permite elaborar o diagnóstico da situação financeira, através da apresentação das fórmulas de cálculo e interpretação crítica de diferentes indicadores.
A Parte III permite elaborar o diagnóstico sobre a situação económica, através da apresentação das fórmulas cálculo e interpretação crítica dos diferentes indicadores de rentabilidade inseridos na análise DuPont à rentabilidade dos capitais próprios.
A Parte IV permite conhecer os principais instrumentos de financiamento de empresas, através da caracterização das fontes de capitais próprios e alheios, e aplicar noções de amortização de financiamentos, através do domínio de princípios de cálculo financeiro.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e cálculo computacional. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação contínua consiste em 2 testes intermédios (40%+40%) e 1 trabalho (20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos da gestão financeira, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Banco de Portugal (2014). “Quadros do setor e quadros da empresa e do setor - notas metodológicas - série longa 1995-2013”. Estudos da Central de Balanços nº 19. Lisboa: Banco de Portugal. Disponível em online.
Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E. e Neiva, J. (2016). Análise Financeira – Teoria e Prática, 4ª Ed.. Lisboa: Edições Sílabo.
Matias, R. (2018). Cálculo Financeiro, Teoria e prática, 6ª Ed. Lisboa: Escolar Editora.
Mota, A., Barroso, C. Nunes, J. e Ferreira, M. (2015). Finanças da Empresa – Teoria e Prática, 5ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Nabais, C. e Nabais, F. (2011). Prática Financeira I - Análise Económica e Financeira - 6ª Ed. Atualizada e Aumentada. Lisboa: Lidel.
Neves, J. C. (2012). Análise e Relato Financeiro - Uma visão integrada de gestão, 7ª Ed. Lisboa: Texto Editora.
Santos, L. e Laureano, R. (2006). Fundamentos e Aplicações do Cálculo Financeiro – Casos Práticos Resolvidos e Comentados, 2ª Ed. Lisboa, Edições Sílabo.
Docente (* Responsável):
Sandra Bernardo (sbern@ufp.edu.pt)