Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia870EDEO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Saber definir ética, moral e deontologia.
(ii) Dar passos para desenvolver um raciocínio moral autónomo e responsável.
(iii) Saber aplicar o raciocínio ético a dilemas no domínio da Gestão Comercial e da Contabilidade, à luz dos princípios deontológicos fundamentais nesta área.
(iv) Mostrar capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na área profissional, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos, sobretudo na análise dos aspectos éticos relevantes.
(v) Desenvolver capacidades para uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Conteúdos Programáticos:
(Prof. Teresa Toldy)
I. Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: 1.1. Definições gerais de “ética”; 1.2. Definições gerais de “deontologia; 1.3 A regra de ouro da ética.1.4. Solidariedade e noção de bem comum.
II. Enquadramento da responsabilidade ética nas responsabilidades das organizações: 1. Responsabilidade económica; 2. Responsabilidade legal; 3. Responsabilidade ética; 4. Responsabilidade social
(Prof. António Cardoso)
2. Ética e Deontologia nos Domínios da Gestão Comercial e Contabilidade: 2.1. Princípios fundamentais; 2.2. Estruturas éticas profissionais e condições de inscrição nos organismos representativos; 2.2.1. Ordem do Técnicos Oficiais de Contas; 2.2.2. Ordem dos Revisores Oficiais de Contas; 2.3. Deveres socioprofissionais: normas legais, produtivas, deontológicas, e éticas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
I: os conteúdos programáticos fornecem conhecimentos básicos de ética e deontologia e da relação e distinção entre ética e moral. São ainda fornecidos conhecimentos relacionados com a ética ao nível pessoal, interpessoal e social, explorando a noção de solidariedade e bem comum, o que facilita o desenvolvimento de um raciocínio autónomo e responsável.
II: os conteúdos programáticos proporcionam conhecimentos sobre os Códigos Deontológicos das Ordens profissionais na área, facilitando a aquisição de competências para a resolução de dilemas éticos, a recolha de informação e a apreciação crítica. Contribuem ainda para a aquisição de competências para uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (relativa à unidade 1 = 50% da nota final), na execução de um trabalho teórico individual e de um trabalho prático em grupo, assim como na participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Parte I: Exposição teórica do conceito de ética, deontologia e moral. Explicação da relação e distinção entre ética e moral Exploração da relação e distinção entre ética e moral. Explicação das noções de solidariedade e “bem comum”. Os estudantes fazem leituras individuais sobre o tema. Estas são discutidas em sala de aula e refletidas num teste escrito sobre os conteúdos programáticos da parte I. Este teste vale 50% da nota final. Parte II: Apresentação dos códigos de ética na área da contabilidade. Estudos de caso: os estudantes analisam em grupo uma situação em contexto empresarial tentando solucioná-la à luz dos conhecimentos adquiridos na área da ética empresarial. Os alunos fazem uma recensão crítica individual sobre ética e deontologia na área da contabilidade. Os estudantes fazem um exercício teórico de consolidação dos conhecimentos adquiridos na parte I e II.
Bibliografia:
Carreira, F. (2008), “A avaliação da atitude dos profissionais de contabilidade face à ética : um estudo empírico”. In: Contabilidade e gestão: revista científica da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, nº 5 (Junho 2008). Disponível on-line: http://www.otoc.pt/downloads/files/1219661132_111-137.pdf
Ferreira, R. F. (2007), “A ética (na gestão)”. In: Contabilidade e gestão: revista científica da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, nº 4 (Março 2007). -p. 5-15. Disponível on-line: http://www.otoc.pt/downloads/files/1180444659_EticaRFF4.pdf
Fidalgo, A. (2014). Ética Mínima. Gradiva: Lx
Gonçalves, C. e Carreira, F. (2012). O Comportamento Ético e o Profissional de Contabilidade. Lx: Áreas Editora.
Pires, M. (2011). "Ética fiscal: perspectivas de uma crise económica global ". XIV Jornadas Fiscais. Lisboa: Universidade Lusíada
Código Deontológico da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
Código de Ética e Deontologia da Ordem dos Revisores Oficias de Contas
Docente (* Responsável):
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt)
Teresa Toldy (toldy@ufp.edu.pt)