Unidade Curricular: | Código: | ||
Contabilidade de Custos II | 870CC2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Gestão Comercial e Contabilidade | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
• Reconhecer a utilidade da contabilidade analítica para a gestão. • Apreender os conceitos básicos da contabilidade analítica. • Definir e classificar os custos. • Calcular o custo de um produto/serviço, em processos produtivos mais complexos. • Imputar os custos industriais indiretos aos objetos de custos: secções ou actividades. • Aplicar as técnicas necessárias à organização interna da contabilidade e os instrumentos de análise de custos e de rendimentos, tendo em atenção os aspetos de Gestão, • Elaborar orçamentos, partindo de custos padrões e analisar desvios. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Regimes de fabrico: fabricação múltipla e de um único produto. 2. Produção conjunta e disjunta: conceitos e problemáticas. 3. Apuramento do custo de produção dos produtos conjuntos: problemáticas e critérios. 4. A produção defeituosa: relevância e valoração. 5. Os gastos indiretos: problemática e eventuais soluções. 6. O método das secções homogéneas: utilidade, insuficiências e soluções. 7. O método ABC/ABM: resposta às alterações nos processos produtivos e soluções propostas. 8. Custos padrões: utilidade e orçamentação. 9. Atuais tendências (teóricas) no âmbito da contabilidade de custos/analítica/de gestão. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Através da apresentação de problemáticas e de reflexão critica sobre as soluções teóricas, os alunos perceberão a importância das soluções e exercitarão aptidões para serem profissionais capazes de responder e colaborar nas melhores soluções para as corporações. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas terão uma parte expositiva e uma parte prática, destinada à consolidação de conceitos e à recriação do ambiente empresarial. A avaliação será feita em contínuo, através de dois testes e em alternativa ou complementarmente através de um exame final, cumprindo-se o regulamento geral de avaliação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada permitirá aos alunos a compreensão das problemáticas envolvendo os processos de determinação de custos dos produtos. A solução de problemas concretos e reais, aproximará os alunos do ambiente que enfrentarão na sua futura atividade profissional. | |||
Bibliografia: | |||
CAIADO, António C. Pires , Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 7.ª edição, 2012 PEREIRA, Carlos Caiano; FRANCO, Victor Seabra. Contabilidade Analítica, Lisboa: Edição particular, 1991 COELHO, M: Helder, Contabilidade Analítica e de Gestão, Almerdina, 2012. HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George; DATAR, Srikant M. Cost accounting. A managerial emphasis. 15 ed. London: Prentice Hall International, 1997 FERREIRA, D., Caldeira, C., Asseiceiro, J., Vieira, C. e Vicente, C., Contabilidade de Gestão? Estratégia de Custos e Resultados, Rei dos Livros, 2014 JOHNSON, H. Thomas; KAPLAN, Robert S. Relevance Lost: The Rise and Fall of Management Accounting, 2. ed. Boston: Harvard Business School Press, 1991. |