Unidade Curricular:Código:
Contabilidade de Custos II870CC2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
• Reconhecer a utilidade da contabilidade analítica para a gestão.
• Apreender os conceitos básicos da contabilidade analítica.
• Definir e classificar os custos.
• Calcular o custo de um produto/serviço, em processos produtivos mais complexos.
• Imputar os custos industriais indiretos aos objetos de custos: secções ou actividades.
• Aplicar as técnicas necessárias à organização interna da contabilidade e os instrumentos de análise de custos e de rendimentos, tendo em atenção os aspetos de Gestão,
• Elaborar orçamentos, partindo de custos padrões e analisar desvios.
Conteúdos Programáticos:
1. Regimes de fabrico: fabricação múltipla e de um único produto.
2. Produção conjunta e disjunta: conceitos e problemáticas.
3. Apuramento do custo de produção dos produtos conjuntos: problemáticas e critérios.
4. A produção defeituosa: relevância e valoração.
5. Os gastos indiretos: problemática e eventuais soluções.
6. O método das secções homogéneas: utilidade, insuficiências e soluções.
7. O método ABC/ABM: resposta às alterações nos processos produtivos e soluções propostas.
8. Custos padrões: utilidade e orçamentação.
9. Atuais tendências (teóricas) no âmbito da contabilidade de custos/analítica/de gestão.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Através da apresentação de problemáticas e de reflexão critica sobre as soluções teóricas, os alunos perceberão a importância das soluções e exercitarão aptidões para serem profissionais capazes de responder e colaborar nas melhores soluções para as corporações.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas terão uma parte expositiva e uma parte prática, destinada à consolidação de conceitos e à recriação do ambiente empresarial. A avaliação será feita em contínuo, através de dois testes e em alternativa ou complementarmente através de um exame final, cumprindo-se o regulamento geral de avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada permitirá aos alunos a compreensão das problemáticas envolvendo os processos de determinação de custos dos produtos. A solução de problemas concretos e reais, aproximará os alunos do ambiente que enfrentarão na sua futura atividade profissional.
Bibliografia:
CAIADO, António C. Pires , Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 7.ª edição, 2012
PEREIRA, Carlos Caiano; FRANCO, Victor Seabra. Contabilidade Analítica, Lisboa: Edição particular, 1991
COELHO, M: Helder, Contabilidade Analítica e de Gestão, Almerdina, 2012.
HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George; DATAR, Srikant M. Cost accounting. A managerial emphasis. 15 ed. London: Prentice Hall International, 1997
FERREIRA, D., Caldeira, C., Asseiceiro, J., Vieira, C. e Vicente, C., Contabilidade de Gestão? Estratégia de Custos e Resultados, Rei dos Livros, 2014
JOHNSON, H. Thomas; KAPLAN, Robert S. Relevance Lost: The Rise and Fall of Management Accounting, 2. ed. Boston: Harvard Business School Press, 1991.