Unidade Curricular: | Código: | ||
Comportamento Adaptativo e Atividade Motora Adaptada | 1064CAAM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que o aluno: - adquira conhecimentos sobre comportamento adaptativo, as suas componentes e áreas de influência; - adquira conhecimentos que permitam a aquisição de competências na avaliação do comportamento adaptativo, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Comportamento Adaptativo; 1.1. Componentes e áreas 1.2. Capacidades, Envolvimento e Funcionalidade 1.3. A influência do sono, da alimentação e da actividade física 1.4. Escalas de Avaliação do Comportamento Adaptativo 2. Actividade Motora Adaptada: Movimento, Corpo, Meio e Capacidade de Adaptação 2.1. Mobilidade Funcional e Independência 2.2. Actividades da Pessoa com Deficiência Motora e outras deficiências 2.3. Acessibilidade e Mobilidade; 2.4. Adaptação Criação, Cultura, Desporto e Lazer | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos ajudam na compreensão do conceito biopsiossocial de atividade motora adaptada, nomeadamente na pessoa com deficiência motora, através do desenvolvimento do espírito crítico do aluno. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A avaliação será contínua e incluirá um relatório sobre uma situação prática e a análise crítica de um artigo científico. A falta ou a desistência a qualquer uma das avaliações implica a classificação de zero valores nessa prova. O aluno é considerado “aprovado” à unidade curricular com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com classificações inferiores poderão apresentar-se ao exame de recurso, desde que tenham cumprido a percentagem de frequência obrigatória. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente a aulas teórico-práticas, de forma descontinuada. As aulas terão essencialmente características de seminário, onde serão analisados e discutidos com os alunos, os conteúdos programáticos. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo e outras formas de aprendizagem participada, que a docente considerar conveniente no momento. | |||
Bibliografia: | |||
Fonseca V. 2000. Comportamento adaptativo. Revista de educação especial e reabilitação; 7/1:37-46. Freitas R, Silva M.-R.G. 2018. Athletes’ attitudes about food and supplementation in adapted sports. Desporto e Atividade Física para Todos, Revista científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, 4(1):56-63. Santos S. 2000. Escala de comportamento adaptativo. Revista de educação especial e reabilitação; 7/2: 103-112. Santos S. 2001. Comportamento adaptativo II. Revista de educação especial e reabilitação; 8/1: 73-78. Santos S. 2002. Comportamento adaptativo, qualidade de vida e “self-advocacy”; 9/1-2: 53-63. Santos S. 2003. Comportamento adaptativo e psicomotricidade. A psicomotricidade; I(2): 34-40. Silva, Maria-Raquel G.; Paiva, Teresa. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal/ IPDJ. |