Unidade Curricular:Código:
Sistemas e Tendências Contemporâneas dos Estudos Políticos1153STCE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEstudos Políticos e Humanitários6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a) Conhecer o processo político evolutivo das sociedades contemporâneas e respetivos regimes políticos;
b) Incentivar o entendimento global da importância do estudo dos ecossistemas sociopolíticos e as principais relações com o desenvolvimento económico, as estruturas sociais (diversas), as culturas políticas (heterogéneas), e valores ideológicos;
c) Reconhecer o processo de massificação política nas sociedades contemporâneas;
d) Analisar criticamente as principais formas contemporâneas de governo atendendo à ordem dos princípios normativos, dos valores e práticas sociais e humanitárias;
e) Promover a pesquisa e seleção autónoma de fontes de informação científica no processo de construção do seu conhecimento;
f) Desenvolver competências de comunicação científica pela apresentação e discussão em sala de aula de trabalhos de investigação passíveis de levar a encontros científicos da especialidade.
Conteúdos Programáticos:
1. Sistemas Políticos Contemporâneos: teorização, estrutura e funcionamento
a. Presidencialismo
b. Parlamentarismo
c. Semipresidencialismo
d. Sistemas políticos no mundo em desenvolvimento
2. Modelos, trajetórias e desafios de desenvolvimento
a. Dimensões e modelos de desenvolvimento
b.Novos desafios, novas periferias?
3. Tendências da hodierna Ciência Política
a. Principais correntes do pensamento político: individualismo vs coletivismo
b. Perspetivas de análise: positivista, materialista, histórico-descritiva, comportamentalista, institucionalista e outras.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos correspondem aos objetivos de aprendizagem, ou seja, fornecer ferramentas teóricas e conceptuais estabelecendo o elo indispensável entre os termos classificativos e o referente empírico. O programa objetiva a análise comparada dos contextos sociopolíticos de funcionamento dos tipos de regimes políticos atuais e a respetiva vinculação do Estado às políticas de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Visa-se o estudo comparado dos perfis constitucionais dos regimes políticos e a sua articulação com a praxis política. Analisam-se igualmente as tendências atuais dos estudos políticos, à escala internacional, com enfoque no estudo comparado das pesquisas. Por fim, na base dos conhecimentos adquiridos, promove-se o questionamento e tratamento científico dos temas abordados através de pesquisa autónoma.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Os tempos letivos incluem apresentações teóricas dos principais temas, sob a forma de sessões de trabalho, leitura e discussão de bibliografia especializada, discussão aberta dos principais temas, bem como análise de documentos disponibilizados na plataforma CANVAS.
A avaliação corresponde à execução e defesa em sala de aula de um trabalho de pesquisa pelo discente (40% componente escrita + 60% defesa em sala de aula).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos dos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O método de exposição teórica dos temas programáticos, combinado com a promoção de debates, assentes em leituras prévias dos alunos de fontes de informação científica, com apoio tutorial, visam, numa perspetiva especializada, evidenciar os diferentes níveis de análise, potenciando o desenvolvimento de estratégias de estudo comparado dos sistemas políticos contemporâneos.
Bibliografia:
Berstein, S. (2013). Los regímenes políticos del siglo XX. Una historia política comparada del mundo contemporáneo, Madrid: Ariel.
Balaam, D. e Dillman, B. (2019). Introduction to International Political Economy. 7th ed. New York: Pearson.
Freitas, J. A. G. de (2020). O Conselho de Estado no Antigo Regime e no Liberalismo. Portugal, Espanha e França. Lisboa: Edições Alêtheia/CEPESE.
Powell Jr., G. B., Dalton, R. J. et al. (2014). Comparative Politics Today: A World View. Londres: Pearson.
Sartori, G. (2018). Ensaios de Política Comparada. Lisboa: Livros Horizonte.
Schumpeter, J. A. (2008). Capitalism, Socialism and Democracy. NY: Harper.
Wilson, M. Ch. (2017). “Trends in Political Science Research...”, Political Science & Politics, Volume 50, Issue 4, pp. 979-984.
Yom, Sean (2019). Government and Politics of the Middle East and North Africa. 9th ed., Londres: Routledge.
Docente (* Responsável):
Judite Freitas (jfreitas@ufp.edu.pt)
Luísa Vasconcelos (lvasc@ufp.edu.pt)