Unidade Curricular:Código:
Governação, Segurança e Questões Humanitárias1153GSQH
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEstudos Políticos e Humanitários11 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês143
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se transmitir conhecimentos que articulem a estrutura organizativa da sociedade internacional com a segurança mundial, com ênfase nas questões com enfoque humanitário. Os alunos devem reconhecer as organizações internacionais envolvidas na manutenção da paz e da segurança, nos planos multilateral e regional, identificando os desafios contemporâneos que se colocam, em particular no que diz respeito à preservação de um conteúdo mínimo de direitos humanos à escala mundial.
Os alunos devem desenvolver aptidões analíticas aprofundadas, compatíveis com os estudos de doutoramento, o que passa pela leitura crítica de capítulos de livros e de artigos de revistas académicas que versem sobre as temáticas supra identificadas. No exercício destas aptidões, os alunos devem desenvolver competências que os habilitem à investigação autónoma e crítica.
Conteúdos Programáticos:
1. As organizações internacionais com um papel na segurança. 1.1. No plano multilateral. 1.1.1. A ONU e os capacetes azuis. 1.1.2. O discreto papel da diplomacia. 1.2. No plano regional. 1.2.1. Alianças militares sem dimensão agressiva (o exemplo da União Europeia). 1.2.2. Alianças militares com dimensão agressiva (o exemplo da NATO). 2. Desafios contemporâneos à segurança mundial e regional. 2.1. Terrorismo. 2.2. Incerteza política (a emergência dos populismos). 2.3. Redesenho da geopolítica mundial. 2.4. Os novos párias. 2.5. Disrupção ambiental. 2.6. Refugiados. 2.7. Desigualdades. 3. Um equilíbrio instável: segurança e direitos humanos. 3.1. Premissa: a segurança como requisito de atendimento dos direitos humanos. 3.2. Diagnóstico: o redesenho da geopolítica mundial, o imperativo da segurança e as entorses aos direitos humanos. 3.3. Consequência: a insuficiência da sociedade internacional e as diferentes medidas aplicadas aos mesmos problemas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os três capítulos abordam as três realidades que correspondem aos objetivos de aprendizagem da unidade curricular (organizações internacionais responsáveis pela dimensão pública da governação; manutenção da paz e da segurança como objetivos prioritários desta estrutura de governação; e a articulação dos mencionados aspetos com a preservação e a promoção de direitos humanos).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias de ensino consistem: (i) aulas expositivas onde os conceitos e os problemas colocados são explorados; (ii) discussão em sala de aula; (iii) leitura crítica de capítulos de livros e/ou artigos de revistas académicas e debate informado; (iv) avaliação: trabalho escrito (no formato de artigo científico) e sua apresentação oral
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Considerando a natureza da UC (do 3.º ciclo de estudos), espera-se um envolvimento dos alunos que ponha em destaque a sua capacidade analítica e crítica, o que é compatível com a leitura e discussão de referências bibliográficas apresentadas no contexto dos conteúdos programáticos. Pretende-se uma participação ativa em sala de aula, em resultado do trabalho prévio que os alunos realizam fora da sala de aula.
Bibliografia:
1. Collins, A. (Ed.) (2019). Contemporary Security Studies. 5ed. Oxford: Oxford University Press.
2. Hynek, N., Dytrich, O., & Stritecky, V. (Eds.) (2019). Regulating Global Security: Insights from Conventional and Unconventional Regimes. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
3. Kreß, C. & Lawless, R. (Eds.) (2020). Necessity and Proportionality in International Peace and Security Law. Oxford: Oxford University Press.
4. Moskalenko, S. & McCauley, C. (2020). Radicalization to Terrorism: What Everyone Needs to Know. Oxford: Oxford University Press.
5. Williams, P. D. & McDonald, M. (Eds.) (2018). Security Studies: An Introduction. London: Routledge.