Unidade Curricular:Código:
Geopolítica dos Conflitos1153GCON
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEstudos Políticos e Humanitários11 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês143
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos:
- Adquiram uma compreensão sistemática do domínio científico de estudo;
- Sejam capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias e teorias complexas;
- Treinem competências de comunicação académica escrita e oral;
- Dominem as competências, aptidões de investigação no domínio científico em causa;
- Apliquem conhecimentos e juízo crítico e ético na conceção e realização de trabalhos de investigação original.
Conteúdos Programáticos:
1. Geopolítica e Nova Geopolítica: segurança, economia, população, ambiente
2. Conflitualidade internacional: causas; geografias e hegemonias
3. Estruturas de segurança internacional e resolução de conflitos
4. Construção da paz: da mediação ao trabalho estrutural da construção da paz: missões
5. Conflitos e ação humanitária
6. Guerra e política internacional: Estudos de caso
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
- A Unidade Curricular (UC) recobre as principais temáticas do campo de estudo, para permitir a aquisição de uma visão ampla, sistemática e crítica do mesmo;
- A UC propõe exercícios académicos para o reforço da autonomia de comunicação, investigação e juízo crítico dos alunos;
- A UC desemboca na realização de um pequeno trabalho de investigação autónoma e original (estudos de caso).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- Metodologia de seminário: proposta teórica e leituras; apresentação e discussão em aula de materiais e papers escritos pelos alunos.
- Exercícios de pesquisa orientada de informação bibliográfica e documental
- Exercícios de apresentação e debate em aula: treino de apresentação oral e de argumentação
- Exercícios de escrita académica
- Avaliação baseada num paper final e sua defesa oral.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
- A metodologia de seminário é a mais adequada para um 3º ciclo, combinando pesquisa e aquisição de conhecimento, debate e juízo crítico, aplicação a investigação progressivamente autónoma; - Os exercícios previstos (de pesquisa e de comunicação oral e escrita) visam o treino e o reforço dessas competências académicas; - A realização de um paper de investigação original é corolário desse percurso.
Bibliografia:
CORREIA, P.P. (2018). Manual de Geopolítica e Geoestratégia. Lisboa: Ed. 70
FLINT, C. (2016). Introduction to Geopolitics. 3rd ed. Abingdon: Routledge
GASPAR, C. (2019). O Regresso da Anarquia. Lisboa, Alêtheia Ed.
HOUGH, P. et al. (2021). International Security Studies. Theory and Practice. 2nd ed. London: Routledge
KALDOR, M. (2012). New & Old Wars. 3rd ed. Cambridge: Polity Press
KOOPS, J. et al. (eds.) (2017). The Oxford Handbook of United Nations Peacekeeping Operations. Oxford: Oxford UP
NYE, J. & WELCH, D. (2016). Understanding Global Conflict and Cooperation: An Introduction to Theory and History. 10th ed. Pearson.
MAC GINTY, R. & Peterson, J. (2015).The Routledge Companion to Humanitarian Action. London: Routledge
ÖJENDAL, J. & SWAIN, A. (2018). Routledge Handbook of Environmental Conflict. London: Routledge
WILLIAMS, P. & MCDONALD, M. (eds.) (2018). Security Studies: An Introduction. 3rd ed. London: Routledge
Geopolitics https://www.tandfonline.com