Unidade Curricular: | Código: | ||
Geopolítica dos Conflitos | 1153GCON | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Estudos Políticos e Humanitários | 11 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 143 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos: - Adquiram uma compreensão sistemática do domínio científico de estudo; - Sejam capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias e teorias complexas; - Treinem competências de comunicação académica escrita e oral; - Dominem as competências, aptidões de investigação no domínio científico em causa; - Apliquem conhecimentos e juízo crítico e ético na conceção e realização de trabalhos de investigação original. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Geopolítica e Nova Geopolítica: segurança, economia, população, ambiente 2. Conflitualidade internacional: causas; geografias e hegemonias 3. Estruturas de segurança internacional e resolução de conflitos 4. Construção da paz: da mediação ao trabalho estrutural da construção da paz: missões 5. Conflitos e ação humanitária 6. Guerra e política internacional: Estudos de caso | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
- A Unidade Curricular (UC) recobre as principais temáticas do campo de estudo, para permitir a aquisição de uma visão ampla, sistemática e crítica do mesmo; - A UC propõe exercícios académicos para o reforço da autonomia de comunicação, investigação e juízo crítico dos alunos; - A UC desemboca na realização de um pequeno trabalho de investigação autónoma e original (estudos de caso). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
- Metodologia de seminário: proposta teórica e leituras; apresentação e discussão em aula de materiais e papers escritos pelos alunos. - Exercícios de pesquisa orientada de informação bibliográfica e documental - Exercícios de apresentação e debate em aula: treino de apresentação oral e de argumentação - Exercícios de escrita académica - Avaliação baseada num paper final e sua defesa oral. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
- A metodologia de seminário é a mais adequada para um 3º ciclo, combinando pesquisa e aquisição de conhecimento, debate e juízo crítico, aplicação a investigação progressivamente autónoma; - Os exercícios previstos (de pesquisa e de comunicação oral e escrita) visam o treino e o reforço dessas competências académicas; - A realização de um paper de investigação original é corolário desse percurso. | |||
Bibliografia: | |||
CORREIA, P.P. (2018). Manual de Geopolítica e Geoestratégia. Lisboa: Ed. 70 FLINT, C. (2016). Introduction to Geopolitics. 3rd ed. Abingdon: Routledge GASPAR, C. (2019). O Regresso da Anarquia. Lisboa, Alêtheia Ed. HOUGH, P. et al. (2021). International Security Studies. Theory and Practice. 2nd ed. London: Routledge KALDOR, M. (2012). New & Old Wars. 3rd ed. Cambridge: Polity Press KOOPS, J. et al. (eds.) (2017). The Oxford Handbook of United Nations Peacekeeping Operations. Oxford: Oxford UP NYE, J. & WELCH, D. (2016). Understanding Global Conflict and Cooperation: An Introduction to Theory and History. 10th ed. Pearson. MAC GINTY, R. & Peterson, J. (2015).The Routledge Companion to Humanitarian Action. London: Routledge ÖJENDAL, J. & SWAIN, A. (2018). Routledge Handbook of Environmental Conflict. London: Routledge WILLIAMS, P. & MCDONALD, M. (eds.) (2018). Security Studies: An Introduction. 3rd ed. London: Routledge Geopolitics https://www.tandfonline.com |