Unidade Curricular:Código:
Metodologia de Investigação1064MINV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoEducação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
O Aluno será capaz de:
1) Distinguir os conceitos de Pesquisa, Método e Metodologia Científicos. Pesquisar e analisar criticamente os resultados de investigação científica
2) Avaliar os resultados obtidos por outros, balancear as suas limitações e potencialidades, tomando as decisões adequadas nomeadamente quanto ao prosseguimento da investigação: problema/temática a abordar, objeto de estudo, identificação de perguntas de partida e objetivos a prosseguir
3) Identificar as metodologias a aplicar, as questões a investigar e/ou formular hipóteses a confirmar ou infirmar
4) Identificar a população alvo/participantes para o trabalho de campo. Selecionar fontes de dados e de informação. Decidir sobre as técnicas, instrumentos e tecnologias adequados à aquisição de dados e informação.
5) Conceber e desenhar um pré-projeto de investigação consequente e argumentar sobre a sua oportunidade e exequibilidade, garantindo um posicionamento ético.
Conteúdos Programáticos:
Investigação (pura, aplicável, aplicada). O método científico. As etapas do processo de investigação. Do que se sabe ao que não se sabe. A Pesquisa Educacional. Conceber uma pesquisa: contexto, temática, problema. A revisão da literatura e o quadro de referência teórico da investigação. O objeto de estudo. A(s) pergunta(s) de partida. Os objetivos da investigação. A seleção de metodologia(s) de investigação a aplicar.
Da conceção ao desenho: do que se quer ao que se pode fazer, em determinadas condições contextuais e operacionais. Tipos de desenho da investigação. Estabelecimento e operacionalização de hipóteses a confirmar ou infirmar quantitativamente; identificação de temas a abordar qualitativamente. Projetos de Investigação-Ação. População-alvo e participantes. Seleção do tipo de técnicas e tecnologias de aquisição de dados e Informação a utilizar. Planificação da Investigação e estrutura do projeto. Calendarização. Argumentação em defesa de um projeto de investigação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Programa definido segue o percurso: 1) Conceituar investigação pura, aplicada e aplicável; contexto, temáticas e problemas; o método científico. Metodologias e Métodos. Nota: conceitos construídos e operacionalizados analisando resultados de trabalho científico de outros, permitem atingir os objetivos 1 e 2. 2) As Etapas do processo de investigação científica. Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir os objetivos 2 e 3. 3) O trabalho de campo: fontes de dados e informação científicas; aquisição de dados e informação, nomeadamente por questionário ou entrevista. Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação e permitem atingir o objetivo 4. 4) Da conceção ao desenho de um projeto de investigação na área educacional. Nota: conceitos construídos e operacionalizados preparando o trabalho pessoal para avaliação, permitem atingir o objetivo 5.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O desenvolvimento da UC segue uma metodologia teórico-prática, com espaços de aprendizagem e de informação. Parte-se de um cenário escolhido pelos alunos para fazer, passo a passo, a construção/aplicação de conceitos e técnicas identificadas como necessárias/adequadas.
Debate passo a passo dos trabalhos em construção. Avaliação e recomendações. Processualmente, a avaliação traduzir-se-á no acompanhamento continuado do trabalho que os alunos forem desenvolvendo ao longo da UC.
A avaliação tem duas componentes: formativa (através da resposta a questões em debate, por sessão, e da síntese orientada) e sumativa, que decorrerá da apreciação dos trabalhos (pré-projetos de investigação) realizados individualmente.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Como se referiu pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos básicos sobre metodologia de trabalho científico e, em particular, entendam as etapas, produtos constituintes e intervenientes num projeto de investigação científica. Como tal, uma abordagem concretizada na elaboração do seu próprio pré-projeto é consequente com os objetivos acima definidos, dado que de todos exige concretização.
Bibliografia:
Tourinan, J. M. y Saez, R. (2015) La mirada pedagogica. Teoria de la educacion, metodologia y focalizaciones, Santiago de Compostela, Andaluzia.
Vilelas, J. (2017) Investigação: o processo de construção do conhecimento, Edições Sílabo, Lisboa.
Hill, A. & Hill, M. (2008). Investigação por Questionário, Edições Sílabo, Lisboa.
Delgado, S., Marín, B. & Sanchez, J. Coord. (2011) Métodos de investigación y análisis de datos en ciencias sociales y de la salud, Ediciones Pirámide, Madrid. Ventura, T. (2014) Coord., Investigando Como se Educa, nº 1 "Crianças Especiais: Educação Inclusiva", Nota de Rodapé Edições, Lisboa