Unidade Curricular:Código:
Processos Urbanos e Novos Movimentos Sociais150PUNM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEstudos Culturais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Promover a compreensão dos fenómenos e a busca de alternativas para os problemas que a vida urbana lança à Antropologia e aos Estudos Culturais. Os novos movimentos sociais de cariz urbano, mormente os ligados a género e orientação sexual, apropriação dos espaços, identidades étnicas e identidades culturais
Desenvolver autonomia para perspectivar as culturas do mundo enquanto resultado do percurso histórico individual das comunidades nos diversos espaços geográficos. Entender os mecanismos identitários enquanto fermento das individualidades culturais. Desenvolver uma visão crítica sobre os fenómenos culturais, numa postura de curiosidade e de tolerância face às diferenças culturais entre os povos no seu futuro profissional.
Os alunos desenvolverão capacidade de seleccionar e interpretar informação relevante para fundamentarem juízos críticos, e transmiti-los em diversos cenários e públicos. Deverão ainda promover a capacidade de aprendizagem autónoma e continuada ao longo da vida.
Conteúdos Programáticos:
1. O meio urbano e os seus espaços = 2 créditos
1.1 - Para uma definição de cidade e de urbanidade
1.2 - Urbanidade e padrões de urbanidade: a oposição rural/urbano
1.3 - As origens do urbanismo e seus fundamentos sociais
2. Estrutura e interacções no tecido urbano = 2 créditos
2.1 - As interacções sociais entre grandes grupos e as subculturas.
2.2. – Ideias e Dinâmicas do espaço e da comunicação
2.3 - As cidades dentro da cidade: gestão e identidade dos espaços
2.4 - Padrões de coesão social e de disfunção urbana: ideais e partilha de recursos e contestação
2.5 - O poder dos símbolos na identidade dos grupos urbanos
3. Movimentos sociais urbanos = 2 créditos
3.1 - Movimentos sociais urbanos: da urbe clássica ao presente
3.2 – Mov. soc. urb. associados à contestação do poder politico e pacifistas.
3.3 - Mov. soc. urb. associados aos géneros e religião
3.4 - Mov. urb. associados à religião e ideologias messiânicas/milenaristas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos dotam os alunos de conhecimentos básicos sobre os aspectos estruturantes das comunidades urbanas, articulando-os com uma visão crítica sobre o processo de urbanização e da sua multiplicidade de soluções.
Os conteúdos permitem ao aluno entender os mecanismos de interacção, no seio das sociedades urbanas, que se revelam geradores de grupos e de tendências culturais.
Os conteúdos apresentam ao aluno a diversidade cultural como o resultado de um processo histórico interactivo, fruto das dinâmicas internas e externas dos grupos sociais, salientando o papel dos processos identitários como motor deste processo.
Os conteúdos familiarizam o aluno com as configurações dos novos movimentos sociais numa visão diacrónica, num quadro comparativo com a realidade presente, e emergente.
Os conteúdos permitem cultivar no aluno uma postura de articulação e de tolerância relativamente aos indivíduos e às culturas diferentes com as quais venha a contactar ao longo da vida.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino constará de exposição teórica, pesquisa tematica, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. Serão visualizados documentários temáticos com qualidade adequada, como suporte de exposição e de discussão de conceitos e realidades. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho teórico individual e de um trabalho prático em grupo, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em atividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Módulo 1: A perspectivação da urbanidade enquanto modelo mental, de vida e de mundividência, e as raízes e evolução do fenómeno urbano com particular enfoque na Antiguidade Clássica. A estruturação física, simbólica e funcional dos espaços urbanos, enquanto catalizadores de comportamentos e de vivências. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de ensaio temático. Módulo 2: As dicotomias sociais dos núcleos urbanos e os modelos comportamentais dos grupos. Identificação das unidades de organização e de coesão social enquanto núcleos de acção identitária. Abordagem aos sentimentos xenófobos enquanto sub-produto de momentos sociais individualizados. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de um ensaio temático. Módulo 3: Abordagem aos movimentos sociais enquanto fruto de dinâmicas sociais específicos, e análise dos seus instrumentos motores á luz de uma perspectivação diacrónica. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de ensaio temático.
Bibliografia:
—Berberoglu, Berch (edit.) (2019) The Palgrave Handbook of Social Movements. Basingstoke, Palgrave Macmillan.
—Castells, Manuel (2015) Networks of outrage and hope: social movements in the Internet age. Malden, Polity Press.
—Crutchfield, Leslie R. (2018) How change happens: why some social movements succeed while others don’t. Hoboken, John Wiley & Sons.
—Fitzi, Gregor; Mackert, Ju¨rgen; Turner, Bryan S. (edits.) (2019) Populism and the Crisis of Democracy. Volume 2: Politics, Social Movements and Extremism. London, Routledge.
—Lee, Su (2007) Debating New Social Movements: Culture, Identity, and Social Fragmentation. Lanham, University Press of América.
—Mayer, Margit (2007)- Urban Social Movements. Oxford, Blackwell.
—McGarry, Aiden; Jasper, James M. (edits.) (2015) The identity dilemma: social movements and collective identity. Philadelphia, Temple University Press.
- Susser, Ida; Tonnelat, Stéphane (2013). Transformative cities: The three urban commons.
Docente (* Responsável):
Vítor Teixeira (vrteixeira@ufp.edu.pt)