Unidade Curricular:Código:
Introdução aos Estudos Culturais150IECL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEstudos Culturais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Adquirir as bases teóricas e metodológicas de trabalho/investigação em Estudos Culturais e as teorias criticas.
(ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam discutir o papel da cultura popular nas sociedades contemporâneas.
(iii) Ser capaz de trabalhar os conceitos e problemáticas associadas aos estudos culturais: corpo, o poder,
(iv) Desenvolver uma capacidade critica em relação aos desafios teóricos e práticos colocados pelos estudos culturais
(v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica dentro das problemáticas de questionamento politico e cultural.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade - Introdução. Apresentação da Unidade Curricular. Metodologias de Trabalho e de Avaliação. 1.1. O que são os Estudos Culturais? 1.2. Questões de Cultura e de ideologia. 1.3. A influência do marxismo nas teorias culturais. 1.4. A Produção da cultura.
2ª Unidade – O Popular. 2.1. a cultura como produto popular. 2.2. Culturas populares e suas expressões. 2.3. Os Mass Media e seus consumidores. 2.4. Os produtos populares e o mercado.
3.ª Unidade – Teorias criticas. 3.1. Marxismo. 3.2. Pos-estruturalismo. 3.3. Feminismo. 3.4. Pos-modernismo.
4.ª Unidade – Espaço, tempo e cidades. 4.1. Modernidade e Globalização. 4.2. Espaço, pocder e conhecimento. 4.3. A produção do espaço. 4.4. Violência, poder e cidade.
5ª Unidade – Politicas de Identidade e Poder. 5.1. Identidade. 5.2. Subjectividade e Representação. 5.3. Raça e Culturalismo. 5.4. Humanidades Digitais. 5.5. Literatura e Artes; 5.6. Subculturas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Fornecer definição do campo de estudos em questão e se processo de fundação (ponto 2)
Promover a capacidade de um entendimento da complexidade do conceito de cultura nas suas várias dimensões (ponto 1 e 2)
Desenvolver capacidade de identificação dos principais temas dos EC e sua instanciação prática em questões sociais específicas e respectivas análises (ponto 3)
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo
Trabalhos práticos de análise de temas da actualidade social (pontos do programa 1 e 3)
Teste escrito (pontos do programa 2)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza do programa é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via de trabalhos práticos (pontos do programa 1 e 3) visa a produção das capacidades de aplicação prática referidas nos Objetivos.
Bibliografia:
Barker, Chris (2008), Cultural Studies. Theory & Proctice, London, Sage.
Bennett, Tony (2015). Cultural Studies and The Cultural Concept. In Cultural Studies, nº 4: 546-568.
Gary, Ann (2008), Research Practice for Cultural Studies, London, Sage Publications
Martins, M.L. (2015). Estudos Culturais como Novas Humanidades. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol.3 (1): 363-382.
Moraes,A.L. (2011). Epistemologia dos Estudos culturais. In: www.compos.org.br/data/biblioteca_1660.pdf
Stokes, Jane (2021). How to do Media Cultural Studies. London: Sage.
Surber, J. P. (2018). Culture and Critique: An Introduction to the Critical discourses Of Cultural Studies. New York, London: Routledge.
Morley, David and Robins, Kevin (2005), Cultural Studies, Oxford, Oxford University Press
Docente (* Responsável):
Vítor Teixeira (vrteixeira@ufp.edu.pt)