Unidade Curricular: | Código: | ||
Introdução aos Estudos Culturais | 150IECL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Estudos Culturais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Adquirir as bases teóricas e metodológicas de trabalho/investigação em Estudos Culturais e as teorias criticas. (ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam discutir o papel da cultura popular nas sociedades contemporâneas. (iii) Ser capaz de trabalhar os conceitos e problemáticas associadas aos estudos culturais: corpo, o poder, (iv) Desenvolver uma capacidade critica em relação aos desafios teóricos e práticos colocados pelos estudos culturais (v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica dentro das problemáticas de questionamento politico e cultural. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade - Introdução. Apresentação da Unidade Curricular. Metodologias de Trabalho e de Avaliação. 1.1. O que são os Estudos Culturais? 1.2. Questões de Cultura e de ideologia. 1.3. A influência do marxismo nas teorias culturais. 1.4. A Produção da cultura. 2ª Unidade – O Popular. 2.1. a cultura como produto popular. 2.2. Culturas populares e suas expressões. 2.3. Os Mass Media e seus consumidores. 2.4. Os produtos populares e o mercado. 3.ª Unidade – Teorias criticas. 3.1. Marxismo. 3.2. Pos-estruturalismo. 3.3. Feminismo. 3.4. Pos-modernismo. 4.ª Unidade – Espaço, tempo e cidades. 4.1. Modernidade e Globalização. 4.2. Espaço, pocder e conhecimento. 4.3. A produção do espaço. 4.4. Violência, poder e cidade. 5ª Unidade – Politicas de Identidade e Poder. 5.1. Identidade. 5.2. Subjectividade e Representação. 5.3. Raça e Culturalismo. 5.4. Humanidades Digitais. 5.5. Literatura e Artes; 5.6. Subculturas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Fornecer definição do campo de estudos em questão e se processo de fundação (ponto 2) Promover a capacidade de um entendimento da complexidade do conceito de cultura nas suas várias dimensões (ponto 1 e 2) Desenvolver capacidade de identificação dos principais temas dos EC e sua instanciação prática em questões sociais específicas e respectivas análises (ponto 3) | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo Trabalhos práticos de análise de temas da actualidade social (pontos do programa 1 e 3) Teste escrito (pontos do programa 2) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza do programa é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via de trabalhos práticos (pontos do programa 1 e 3) visa a produção das capacidades de aplicação prática referidas nos Objetivos. | |||
Bibliografia: | |||
Barker, Chris (2008), Cultural Studies. Theory & Proctice, London, Sage. Bennett, Tony (2015). Cultural Studies and The Cultural Concept. In Cultural Studies, nº 4: 546-568. Gary, Ann (2008), Research Practice for Cultural Studies, London, Sage Publications Martins, M.L. (2015). Estudos Culturais como Novas Humanidades. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol.3 (1): 363-382. Moraes,A.L. (2011). Epistemologia dos Estudos culturais. In: www.compos.org.br/data/biblioteca_1660.pdf Stokes, Jane (2021). How to do Media Cultural Studies. London: Sage. Surber, J. P. (2018). Culture and Critique: An Introduction to the Critical discourses Of Cultural Studies. New York, London: Routledge. Morley, David and Robins, Kevin (2005), Cultural Studies, Oxford, Oxford University Press |