Unidade Curricular:Código:
Fundamentos de Antropologia150FANT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEstudos Culturais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Promover conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que, sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde. Assim a UC pretende: desenvolver a capacidade de definir da área de conhecimento da Antropologia, quer ao nível de objecto quer ao nível de metodologia geral.; facilitar o entendimento de como os diferentes paradigma teóricos focalizam e conceptualizam o social de modo diferente e diverso.; desenvolver capacidade de entendimento e problematização das correntes teóricas abordadas numa perspectiva de aplicação das construções teóricas ao estudo do real social.
Conteúdos Programáticos:
unidade lectiva 1:
1. ANTROPOLGIA: O QUE É
2.PERSPECTIVAÇÃO HISTÓRICA DO SURGIMENTO DA ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA
2.1. Da Antiguidade Clássica ao Iluminismo
2.2. O Iluminismo (sec XVIII)
2.3. o Evolucionismo do sec XIX
2.4. os inícios do sec XX e a contra-reacção difusionista ao evolucionismo do sec XIX

unidade lectiva 2:

3.1. o Funcionalismo: Malinowski
3.2. o Estruturo-funcionalismo: Radcliffe-Brown
3.3. Lévi-Strauss e o Estruturalismo
unidade lectiva 3:
4. O PRESENTE: ENTRE A DINÂMICA E A ESTÁTICA SOCIAL
4.1. Bourdieu e Giddens
4.2. A corrente Pós-moderna
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Capacidade de definir da área de conhecimento da Antropologia, quer ao nível de objecto quer ao nível de metodologia geral ULl1 e UL2); entender de como os diferentes paradigma teórIcos focalizam e conceptualizam o social de modo diferente e diverso (UL2; UL3 E UL4). Capacidade de entendimento e problematização das correntes teóricas abordadas numa perspectiva de aplicação das construções teóricas ao estudo do real social (UL2; UL3 E UL4). Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo
dois testes escritos (50% + 50%)
A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza da Unidade Curricular é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas e com as capacidades de análise e compreensão a desenvolver e a ser demosntrada na avaliação escrita. Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Bibliografia:
(portugues)
1-MERCIER, P, História da Antropologia, Lisboa, Teorema, s.d SAC 39/MER/3495
2-BERNARDI, B, Introdução aos estudos Etno-antropológicos. Lisboa: Ed 70, s.d. BFP 572/BER/12383
3- ÁLVARES, C (2015) A pulsão no pensamento mítico. Freud, Lacan e o estruturalismo na Potière Jalouse, de Claude Lévi-Strauss -RCAAP/Univ do Minho
(outras)
4-GEERTZ, C, e CLIFFORD, J, et al, (1991) El surgimiento de la antropología Posmoderna, Barcelona, Ed Guedisa. SAC 39/SUR/11717
5- GOLDMAN, M. (2017) Cosmopolíticas, etno-ontologias e outras epistemologias. A antropologia como teoria etnográficas. In Cuadernos de Antropología Social ( 44), p27-35.
6-KUPER, A , (2015) Anthropology and Anthropologists : The Modern British School, London: Routledge