Unidade Curricular: | Código: | ||
Fundamentos de Antropologia | 150FANT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Estudos Culturais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Promover conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que, sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde. Assim a UC pretende: desenvolver a capacidade de definir da área de conhecimento da Antropologia, quer ao nível de objecto quer ao nível de metodologia geral.; facilitar o entendimento de como os diferentes paradigma teóricos focalizam e conceptualizam o social de modo diferente e diverso.; desenvolver capacidade de entendimento e problematização das correntes teóricas abordadas numa perspectiva de aplicação das construções teóricas ao estudo do real social. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
unidade lectiva 1: 1. ANTROPOLGIA: O QUE É 2.PERSPECTIVAÇÃO HISTÓRICA DO SURGIMENTO DA ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA 2.1. Da Antiguidade Clássica ao Iluminismo 2.2. O Iluminismo (sec XVIII) 2.3. o Evolucionismo do sec XIX 2.4. os inícios do sec XX e a contra-reacção difusionista ao evolucionismo do sec XIX unidade lectiva 2: 3.1. o Funcionalismo: Malinowski 3.2. o Estruturo-funcionalismo: Radcliffe-Brown 3.3. Lévi-Strauss e o Estruturalismo unidade lectiva 3: 4. O PRESENTE: ENTRE A DINÂMICA E A ESTÁTICA SOCIAL 4.1. Bourdieu e Giddens 4.2. A corrente Pós-moderna | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Capacidade de definir da área de conhecimento da Antropologia, quer ao nível de objecto quer ao nível de metodologia geral ULl1 e UL2); entender de como os diferentes paradigma teórIcos focalizam e conceptualizam o social de modo diferente e diverso (UL2; UL3 E UL4). Capacidade de entendimento e problematização das correntes teóricas abordadas numa perspectiva de aplicação das construções teóricas ao estudo do real social (UL2; UL3 E UL4). Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo dois testes escritos (50% + 50%) A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza da Unidade Curricular é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas e com as capacidades de análise e compreensão a desenvolver e a ser demosntrada na avaliação escrita. Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação. | |||
Bibliografia: | |||
(portugues) 1-MERCIER, P, História da Antropologia, Lisboa, Teorema, s.d SAC 39/MER/3495 2-BERNARDI, B, Introdução aos estudos Etno-antropológicos. Lisboa: Ed 70, s.d. BFP 572/BER/12383 3- ÁLVARES, C (2015) A pulsão no pensamento mítico. Freud, Lacan e o estruturalismo na Potière Jalouse, de Claude Lévi-Strauss -RCAAP/Univ do Minho (outras) 4-GEERTZ, C, e CLIFFORD, J, et al, (1991) El surgimiento de la antropología Posmoderna, Barcelona, Ed Guedisa. SAC 39/SUR/11717 5- GOLDMAN, M. (2017) Cosmopolíticas, etno-ontologias e outras epistemologias. A antropologia como teoria etnográficas. In Cuadernos de Antropología Social ( 44), p27-35. 6-KUPER, A , (2015) Anthropology and Anthropologists : The Modern British School, London: Routledge |